Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por promover diversos benefícios físicos e mentais, o yoga também se destaca como uma prática milenar capaz de trabalhar o alongamento e a flexibilidade do corpo, favorecendo a circulação sanguínea e a mobilidade.

A firmeza exigida para realizar os movimentos auxilia o fortalecimento muscular, e os exercícios de respiração contribuem para o relaxamento. A ideia é que, com o tempo, os músculos fiquem menos rígidos, facilitando o desenvolvimento das posições.

Os músculos são responsáveis pela sustentação corporal e, por isso, a importância de exercitá-los. O yoga trabalha a musculatura de pernas, braços, abdômen e tronco. A ativação constante destas áreas favorece a flexibilidade, permitindo um melhor alongamento do corpo. 

Há diversas posturas que ajudam no processo. O professor de yoga, Leandro Castello Branco, explica que a Trikonasana (postura do triângulo) é um exemplo. “Ela promove o alongamento da perna e da cintura. Os pontos principais são os giros das pernas, para que você sinta a parte interna da coxa, e o braço levantado, que ajuda abrir o peito.”

Outras posições, como Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo) e Balasana (pose da criança), também ajudam no alongamento. Para os interessados nos benefícios da prática, a recomendação é contar com o auxílio de um profissional para garantir a execução correta dos movimentos.

Onde encontrar um profissional da área?

Quem tem curiosidade pelo tema ou está se perguntando como ser professor de yoga, pode buscar conhecer mais sobre a prática. Há cursos específicos para a formação do profissional, que pode atuar em estúdios, academias, spas, resorts, clínicas, entre outros espaços.

Com uma simples pesquisa na internet sobre  curso de professor de yoga em São Paulo, é possível encontrar informações sobre quais são as qualificações exigidas, as ofertas de capacitações disponíveis no mercado, além de escopo, duração e realização de aulas. 

Geralmente, nos grandes centros há mais alternativas, podendo ser interessante também procurar por curso professor de yoga no RJ, em Brasília e outras capitais do país. As informações são válidas não só para quem quer saber mais sobre a profissão, como também quem pretende ingressar na área ou procura por um profissional gabaritado.

Quais as diferenças entre yoga e alongamento?

Apesar do yoga ser uma prática que proporciona alongamento e flexibilidade ao corpo, o seu objetivo vai além dos ganhos físicos. A atividade envolve a combinação entre respiração, meditação e movimentos para alcançar a harmonia corporal e mental. 

Por outro lado, as técnicas de alongamento são focadas apenas no condicionamento físico. Por isso, é comum que as pessoas o associem aos treinos, pois há o entendimento de que alongar faz parte do aquecimento e ajuda no desempenho das atividades.

Na verdade, a orientação é se alongar antes e depois de qualquer exercício físico. Com os músculos relaxados e com maior mobilidade das articulações, é possível ter um rendimento melhor no treino e evitar lesões. 

Mas os alongamentos também podem ser realizados no dia a dia, sendo recomendados para a melhora da postura corporal, o alinhamento da coluna, o alívio das tensões musculares e para trazer qualidade do sono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui