Ana Lúcia Amorin Vieira e a peça que evidencia ícones goianos

Esculturas do animal foram customizadas e estão expostas em shopping de Goiânia até o final de março

Quem visitar Goiânia até o final do mês tem um programa imperdível e gratuito que une arte, natureza, design e solidariedade. É a Mostra Tamanduá Bandeira: Uma história prá contá, que acontece no Shopping Bougainville, no Setor Marista.

Comum em terras goianas, o tamanduá-bandeira é um dos animais nativos da fauna brasileira que mais morrem nas estradas do País, também sofre com caçadores, perda de ambiente e queimadas. Um terço de sua população desapareceu nos últimos 25 anos. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira. São solidários, alimentam-se de insetos e têm movimentos lentos. Não enxerga nem escuta bem, mas tem um olfato apurado.

A exposição que homenageia a espécie reúne 56 esculturas do animal customizados por 70 profissionais, entre arquitetos, designers e artistas, além de crianças.

Cerca de 70 peças estão expostas à visitação

Na mostra, cada participante, além da peça customizada, trouxe uma poesia que conta a história do tamanduá, exuberante animal da fauna brasileira que corre risco de extinção. As peças têm 1,80 metro de comprimento, por 0,76 m de altura. A matriz foi moldada em gesso, que gerou as esculturas em resina.

“Cada obra será uma surpresa que tocará o coração pela beleza e significado. E, agregar a solidariedade e a preservação ambiental ao design é um convite para os apreciadores de arte a se engajarem também”, explica Meire Santos, organizadora do evento.

Na abertura da mostra aconteceu o leilão dos trabalhos expostos. Toda arenda arrecadada será destinada para instituições filantrópicas – Grupo Fraterno Espírita de Assistência Social, mantenedor da Creche Luz do caminho e do asilo Solar Espírita Apóstolo Tomé, localizadas em Goiânia, e para Vila São Cottolengo, de Trindade (município da Região Metropolitana de Goiânia).

A artista plástica e artesã Ana Lúcia Amorim Vieira participa do evento com uma das peças mais criativas da mostra. Ela conta que toda a inspiração vem de ícones naturais, históricos e culturais de Goiás, como a própria bandeira do Estado, o ipê amarelo e os faricocos da Procissão do Fogaréu.

A peça feita por ela foi uma das que alcançaram grandes lances do leilão. “É emocionante ver nosso trabalho sendo admirado e, mais gratificante ainda, saber que ele, transformado em solidariedade, impactará positivamente a vida de tantas pessoas”, observa.

A Mostra fica aberta ao público das 10h às 22h, no 3º piso do Shopping Bougainville, que fica na Rua 9 nº 1.855 – Setor Marista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui