A Fundação Cargill, em parceria com a Enactus, anuncia os vencedores da 8ª edição do Prêmio Alimentação em Foco para fomentar iniciativas com a temática alimentação, desde a produção até a oferta e o consumo de alimentos. A premiação buscou reconhecer o comprometimento com a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento da alimentação segura, sustentável e acessível no Brasil e o engajamento das equipes inscritas na rede Enactus em todo o País.

Na categoria Semente, que inclui inciativas ainda em construção, o vencedor foi o projeto Fazendinha de Inseto (UFU – MG), que tem como foco utilizar as larvas da mosca-soldado-negro para o tratamento de resíduos orgânicos de feiras municipais. As larvas já maduras, são utilizadas para produção de uma ração altamente nutritiva para aves e peixes fornecida para os pequenos produtores parceiros do projeto. O substrato remanescente é processado em um biodigestor para produção de um biofertilizante e de biogás que também serão produtos para os agricultores parceiros.

Já na categoria Tração, na qual os concorrentes deveriam apresentar resultados de impacto positivo na comunidade, o projeto Bread&Bug (UFU – MG) foi o ganhador. A iniciativa produz um fertilizante orgânico à base das excretas da fase larval do Tenebrio molitor que é vendida a um preço acessível para os pequenos produtores, proporcionando economia nas despesas com insumos e um aumento da produtividade, qualidade e a segurança da plantação. O projeto também garante o acesso a tecnologias inovadoras, capazes de aumentar a rentabilidade da produção agrícola sem gerar maiores impactos ambientais. Os vencedores receberam como premiação o valor de R$ 10 mil cada um como forma de incentivo para continuidade dos projetos.

“A preocupação com a alimentação é fundamental para garantir a prosperidade das comunidades e a sua transformação. O Prêmio Alimentação em Foco também desafiou os projetos a promover inclusão, equidade e inovação. É um grande orgulho ver os projetos abraçando esses desafios com um resultado que fica de legado para suas comunidades”, avalia Flavia Tayama, diretora presidente da Fundação Cargill no Brasil.

Processo de escolha

A primeira fase da 8ª edição do Prêmio Alimentação em Foco foi iniciada ainda em 2022 e contou com a participação de 14 projetos que tiveram o apoio da Fundação Cargill por meio de bolsa-auxílio de R$ 5 mil, além de mentoria e capacitação. Em maio deste ano, a segunda fase selecionou 6 projetos finalistas que foram apresentados a uma comissão de avaliação composta por membros da equipe Enactus Brasil, da Fundação Cargill e de empresas coligadas, bem como por convidados indicados pela Fundação.

A Fundação Cargill e a Enactus Brasil buscaram, por meio do edital do prêmio, fomentar iniciativas referentes a temas como uso da terra, prosperidade do agricultor, segurança alimentar e nutricional, engajamento da comunidade e mudanças climáticas. Os projetos foram avaliados de acordo com critérios como liderança empreendedora, inovação, uso de princípios de negócios e impacto positivo sustentável.

Para saber mais sobre a Fundação Cargill, acesse fundacaocargill.org.br .

Sobre a Cargill

A Cargill ajuda o sistema alimentar mundial a funcionar para você. Conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e famílias com o essencial do dia a dia – desde os alimentos que eles comem até o chão em que pisam. Nossos 160.000 integrantes da equipe em todo o mundo inovam com propósito, capacitando nossos parceiros e nossas comunidades, enquanto trabalhamos para nutrir o mundo de uma maneira segura, responsável e sustentável. Isso inclui nossos 11.000 colegas no Brasil, onde trabalhamos desde 1965 para tornar nossa visão global uma realidade local. Desde rações que reduzem as emissões de metano até combustíveis renováveis baseados em resíduos, as possibilidades são ilimitadas. Mas nossos valores permanecem os mesmos. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Chegamos mais longe. Fazemos a coisa certa. E é assim que a Cargill atende às necessidades variáveis das pessoas que chamamos de vizinhas e do planeta que chamamos de lar – hoje e para as próximas gerações.

https://imprensaemidia.com.br/uberlandia-recebe-r150-milhoes-em-investimentos-da-cargill/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui