A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia convocou o segmento supermercadista para uma reunião nesta semana. Com foco nas principais denúncias apresentadas pelo consumidor junto ao órgão, o objetivo foi reforçar a legislação vigente e alertar para as penalidades decorrentes do seu descumprimento.

“O diálogo com o setor é o primeiro passo e a sinalização de confiança e transparência. Acreditamos que todos compreenderam a necessidade urgente de adotarem novas medidas de gestão para reduzirem as reclamações. A partir de agora, o Procon Uberlândia iniciará uma série de fiscalizações para constatar a conformidade dos pontos destacados e, caso ainda persistam as irregularidades, serão lavrados autos de infração que resultarão em multa”, disse o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.

O encontro, realizado no final da tarde desta quinta-feira (29), contou com cerca de 60 representantes de supermercados atuantes na cidade e foi acompanhado por integrantes da Vigilância Sanitária Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio de Uberlândia (Sindicomércio) e Associação Mineira de Supermercados (Amis). Membros do Fórum dos Procons Mineiros (FPM) também estiveram presentes de forma remota.

Dentre as principais denúncias contra o setor de supermercados estão a oferta de produtos vencidos nas prateleiras, ausência de precificação nos produtos e problemas referentes ao atendimento preferencial nos setores internos, como açougues e panificação. Alguns dos outros pontos de atenção apontados pelo superintendente foram: a procedência dos produtos comercializados, a informação do preço por unidade de medida nos produtos, a acessibilidade dos estabelecimentos (com corredores livres de obstáculos) e a obrigatoriedade de informação do produto originário nas versões fracionadas.

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