O investimento para crescer ou se posicionar no marketing digital, é muito mais enxuto do que investir em outras formas de fazer marketing. 

Um outdoor, painel eletrônico, banners e coisas do tipo, custam muito para que se traga um bom retorno em um período curto.

Não há uma empresa sequer hoje em dia, que não queira estar nele. Por exemplo, uma empresa que faça locação laser light sheer, pode se posicionar bem na internet e trazer muitos resultados positivos, mas ela precisa iniciar da forma certa, ou irá perder dinheiro.

Não adianta muito dizerem, que, os donos de empresas negligenciam o poder da internet ou do digital, pois eles nem sabem como começar no digital. 

Entender como posicionar um borracheiro 24 horas, não é fácil. É preciso ver todos os cenários estratégicos.

Sentar, definir estratégias, observar quais campanhas fazer e quais métodos de aquisição de clientes e retenção usar, tudo isso demanda muita dedicação e às vezes muito mais investimentos, mesmo que seja mais barato que nos meios mais tradicionais de marketing.

É como um projeto estrutural de muro de arrimo, não é algo que se começa na terceira fileira de blocos, mas na base. Fortalecer, primeiro, os pontos essenciais da empresa, é uma questão essencial. Melhorar primeiro o atendimento comercial, atender reclamações.

Tudo isso, vai contribuir para que o marketing seja totalmente resultante. Nunca o marketing digital trabalha sozinho, hoje é possível alcançar muito mais pessoas, porém, tambḿe é possível que as pessoas destruam uma empresa que não se prepara direito.

Há diversos pontos que podem ser abordados como pontos essenciais, para começar e todos serão apresentados mas a seguir. 

Mas, se a empresa trabalha vendendo bateria 60 hp, pode começar com um Google, por exemplo, que é onde as pessoas procuram mais.

O artigo vai apresentar diversos pontos em relação a isso, então manter-se atento é muito importante, para que se tenha um maior aproveitamento do que será apresentado no decorrer da exposição.

O investimento no marketing digital

Já faz algum tempo, que o investimento em marketing digital tem se tornado uma decisão essencial para o crescimento, tanto de pequenas, médias empresas, nichos variados e quanto de marcas já bem consolidadas.

Uma empresa de serviço de usinagem tornearia e solda, pode também iniciar o seu posicionamento no digital, o digital pode alavancar as vendas de qualquer empresa. 

Seja de um produto ou um serviço, tudo aqui pode ser vendido para as pessoas que estão nele.

O investimento em marketing digital no Brasil vem aumentando a cada mês. Na medida em que os pequenos e médios negócios se dão conta que necessitam sim, ir para o mundo online, a procura por este canal de propagação de produtos ou serviços se torna maior.

Ainda que esta seja uma exigência que vem se consolidando nos últimos anos, o investimento em marketing digital é ainda algo que apavora alguns empresários, por não conhecerem as opções disponíveis e como passar por este desafio à frente deles

Uma empresa que construa escada com pedra travertino pode resolver isso, procurando as melhores formas para iniciar no digital, ou como começar a anunciar sua empresa no digital. Desse modo, ela vai alcançar mais clientes e possíveis clientes.

Em outros cenários, a resistência fica por conta de experiências com as tentativas no passado, onde o investimento em marketing digital, realizado por meio de uma agência ou por conta própria, não trouxe um bom retorno. Isso acaba frustrando o empresário.

Seja qual for o caso da empresa, vai ser apresentado neste artigo que o investimento em marketing digital para seu negócio, pode dar resultados sólidos em termos de atração de novos clientes, aumento de vendas e apresentação da sua marca.

É só uma questão de saber o modo como se deve conduzir este processo, e também, como se deve controlar o retorno sobre o investimento.

Por que as empresas devem investir no digital?

Se essa é a dúvida, a resposta também deve ser sincera, essa é a resposta mais simples neste campo. Pois, é um problema de vida ou morte para a sua empresa. 

Não existe modo de ignorar essa realidade nos dias de hoje, o digital pode aumentar as suas vendas.

Os negócios não devem só investir no meio digital, elas devem investir também em outros meios para anunciar a sua marca ou levar o seu produto até o cliente. Buscar outras vertentes de investimentos é bom.

Porém, vive-se em um mundo conectado, e investir em marketing digital para as empresas não é mais uma questão de escolha, mas sim, uma coisa essencial dos negócios que tem vontade de se manter no mercado, em um mercado totalmente online.

O digital é importantíssimo para aumentar as suas vendas, principalmente com a facilidade que se consegue realizar uma venda hoje. 

Até para vender anel oring de borracha é mais fácil, as pessoas não querem deixar a sua casa mais, elas querem receber na mão.

Portanto, apostar no digital não é só um meio de divulgação da sua marca, mas é por onde as vendas da empresa crescerão exponencialmente. 

Como começar a investir no digital

É fundamental deixar claro que o trabalho feito pela agência de marketing digital é realizado de forma colaborativa. 

O cliente tem um papel muito essencial ao decorrer de todo o processo. Para iniciar no marketing digital, o negócio precisa seguir algumas etapas:

Realize um diagnóstico da sua empresa

Nessa etapa, é necessário olhar de modo sincero o funcionamento do seu negócio, como tem sido o seu desempenho no mercado e se ele tem alcançado o que foi definido lá no início. São pontos muito importantes para iniciar uma caminhada no digital. 

Além de ver o ambiente interno, é fundamental analisar também o que a concorrência tem realizado e que tem dado certo. 

Isso dará o substrato essencial, para analisar o estado em que está a sua empresa e vai levantar as necessidades de investimento em marketing.

Crie um planejamento mais estratégico

A partir do diagnóstico da empresa, crie um planejamento estratégico. Estabeleça bem os objetivos e metas a curto, médio e longo prazo e faça toda a documentação disso. Importante que até uma empresa de suspensão hidráulica para carros faça isso.

Essa documentação será muito útil para fazer parte das estratégias de marketing digital, já que elas exigem estar alinhadas com os objetivos da empresa. 

Defina bem a persona da empresa

Quando se conhece bem quem está falando, fica muito mais simples estabelecer as ferramentas, a abordagem e o timbre de voz das estratégias de marketing digital. Essa é a sua jornada para o sucesso. 

Monitore sempre os resultados

Certamente, a agência ou o time de marketing mostrará aos gestores os resultados das ações frequentemente. 

O papel do gestor será comparar esses resultados com os impactos que os investimentos têm feito para a empresa. 

Assim, é totalmente possível tomar as melhores escolhas junto com a equipe de marketing, dando continuidade às estratégias bem feitas e alterando de rota, caso não esteja funcionando muito bem.

E onde investir no digital?

Essa é uma dúvida muito comum, é uma questão essencial para guiar o investimento em marketing digital. E novamente, não existe uma única resposta. 

Hoje em dia,  o marketing digital se expande por várias dimensões, por exemplo:

  1. SEO que é a otimização de sites para buscadores;
  2. Os anúncios no Google e em outras ferramentas de busca;
  3. AS redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube;
  4. O marketing de conteúdo, e inbound como geralmente chamam.

A principal característica do investimento em marketing digital é entender como alocar os recursos neste contexto. Todas as estratégias de digital funcionam, desde que tenham presença no local certo e na hora certa.

As estratégias digitais quando postas em seu devido cenário, com um funil de vendas bem feito e definido, produção de conteúdos de valor e monitoramento correto, podem trazer resultados muito acima aos que se vem obtendo.

De forma geral, costuma-se seguir a seguinte regra. Se o seu produto ou serviço atende a uma coisa essencial, a melhor escolha seria investir em ferramentas de busca, pois as pessoas estão a procura de uma solução para um certo problema.

Se o que a empresa oferece satisfaz a um desejo, como no caso do setor de moda e bijuterias, alimentos, turismo, casa e imagem, entretenimento e outros, o foco do investimento em marketing digital precisa ser em redes sociais e de display.

Em ambos os casos, a sua presença digital vai exigir investimentos em ações de marketing digital, que engloba produção de conteúdo, anúncios pagos, e outras estratégias digitais que participam do seu funil de vendas e são essenciais para a divulgação do negócio.

Sabe-se que é uma abordagem inicial, pois na realidade, a utilização de uma determinada dimensão do marketing digital, não tira necessariamente as outras. Por isso, cada contexto deve ser analisado de forma individual.

Considerações finais

O investimento em marketing digital precisa ser determinado ao início do seu projeto, pois várias das campanhas de mídias pagas, necessitam de uma programação para que possam começar a dar resultados promissores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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