Se você está se perguntando se para trabalhar com desenvolvimento de jogos é necessário saber inglês, o nosso conteúdo pode te ajudar. A resposta mais simples para essa pergunta é não, não é exatamente necessário saber inglês, porém, saber inglês pode facilitar muito a sua carreira.

E nesse conteúdo vamos explicar os motivos pelo qual o conhecimento no idioma é tão importante na área de desenvolvimento de jogos, bem como dicas para você deixar seu inglês em dia.

Basta acompanhar até o final do conteúdo e ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Saber inglês abre portas no mercado de trabalho internacional

Segundo pesquisas, o Brasil é o 13º país do mundo em consumo de jogos, com movimentação anual de 1,5 bilhão de dólares. Porém, mesmo que o Brasil conte com aproximadamente 400 empresas desenvolvedoras de jogos, o destaque ainda são as empresas estrangeiras.

Então, se você quer estudar desenvolvimento de jogos com a intenção de trabalhar para empresas fora do país, saber inglês se torna completamente necessário. Mas vale lembrar que mesmo para trabalhar para uma das desenvolvedoras brasileiras, saber o idioma pode ser um grande diferencial, uma vez que isso pode garantir salários maiores.

Saber inglês facilita o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades

Outro motivo pelo qual aprender inglês pode ser uma boa opção para quem quer trabalhar com desenvolvimento de jogos é por facilitar o aprendizado de novas habilidades.

Isso porque, grande parte do trabalho de um desenvolvedor de jogos é criar a programação do jogo, e para isso é necessário aprender uma série de linguagens de programação.

E se você já estudou programação sabe que todas as linguagens de programação foram criadas em inglês. Então, saber o idioma facilita o aprendizado dessas linguagens de programação, facilitando o desenvolvimento de novas habilidades para te tornar um profissional desejado.

Como deixar seu inglês em dia para trabalhar com desenvolvimento de jogos

Agora você já sabe que mesmo não sendo exatamente necessário saber inglês para trabalhar com desenvolvimento de jogos, é uma habilidade que com certeza vai facilitar sua carreira.

Então, que tal conferir algumas dicas de como deixar seu inglês em dia para trabalhar na área de desenvolvimento de jogos?

Youtube

O Youtube é uma fonte de informações gigantesca se você souber como procurar. São vários os canais que falam sobre desenvolvimento de jogos e a vida de um desenvolvedor.

E com esses canais você não só aprende mais sobre as habilidades de um desenvolvedor como também garante um maior contato com a língua inglesa e o vocabulário específico da área.

Ou seja, você aprende mais sobre o desenvolvimento de jogos e sobre o idioma ao mesmo tempo! Alguns canais que podem te interessar na área de desenvolvimento de jogos são:

  • Dani
  • Jabrils
  • Brackeys
  • The Cherno
  • Sykoo
  • Ask Gamedev
  • Blackthornprod

Cursos de inglês

Outra forma de deixar o seu inglês em dia para trabalhar com desenvolvimento de jogos é, obviamente, por meio de cursos de inglês. E se você já está pensando em trabalhar para empresas no exterior, o ideal é fazer cursos de inglês que já te preparem para os exames de certificação de proficiência.

E para isso, recomendamos o curso TOEFL online, que avalia a sua capacidade de entender o idioma a nível acadêmico. Ou seja, não só vai ser possível trabalhar para empresas no exterior, como também seguir carreira acadêmica fora do país.

Livros

Livros são também uma ótima forma de você deixar seu inglês em dia, e também de aprender novas habilidades na profissão de desenvolvedor de jogos. Isso porque há uma infinidade de livros que podem te ajudar a desenvolver suas habilidades de desenvolvedor de jogos, como:

  • Game Mechanics: Advanced Game Design
  • Games, Design and Play: A detailed approach to iterative game design
  • Learning C# by Developing Games with Unity 2021
  • Foundations of Game Engine Development, Volume 1: Mathematics
  • Game Programming Patterns
  • The Ultimate Guide to Video Game Writing and Design

Porém, vale lembrar que esses livros são mais indicados para quem já tem um nível intermediário no inglês, uma vez que contam com linguagem mais específica e complexa.

Então, se você ainda é iniciante no estudo do idioma, uma ótima opção é ler livros mais simples, como os direcionados à crianças.

Agora você já sabe que mesmo que não seja necessário saber inglês para trabalhar com desenvolvimento de jogos, é uma habilidade que com certeza vai fazer diferença na sua carreira.

Então, que tal começar a estudar o idioma agora mesmo? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui