Uma das datas mais importantes para o varejo mundial, a Black Friday representa a largada para as compras de Natal e atrai milhões de consumidores em busca de descontos expressivos. Uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o período deve movimentar R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento, o número de pedidos online deve ultrapassar os 8,3 milhões.

Os clientes da Shopee no Brasil pretendem gastar, em média, R$ 238 no site durante a Black Friday, segundo estudo feito pelo próprio e-commerce com os usuários do seu app. Na comparação com a mesma data do ano passado, houve queda nas intenções de compra de produtos mais caros, além de ter havido recuo no que chamam de “itens de desejo” (queda de 5 pontos, para 62%).

Enquanto isso, avançou a intenção de compra de “itens de necessidade” (quatro pontos, atingindo 29%). Troca de produtos mais antigos por versões mais recentes aparece com 5% das intenções de compra, seguida pela compra de presentes para outras pessoas (3%).

Empresas mais buscadas para as compras

Uma pesquisa da Ecglobal revelou que quando o assunto é Black Friday, Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon são as primeiras marcas que vêm à mente dos mil entrevistados. Juntas, as cinco varejistas somaram mais de 600 votos, sendo metade deles para as Lojas Americanas. Além disso, 70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.

A Americanas também figura na primeira posição na questão de locais para as compras, seguida de Magalu, Amazon, Mercado Livre e Shopee. Para os homens, os mais citados são Amazon, Fast Shop, Mercado Livre e Ponto. Já as mulheres estão de olho nas ofertas da Americanas, Shopee e Shein.

Apresentadora Xuxa é a nova garota propaganda Shopee

Recentemente a apresentadora Xuxa foi anunciada como nova embaixadora da Shopee. Ela será a estrela das campanhas que dão início à temporada de promoções de fim de ano da plataforma de comércio eletrônico. A primeira campanha publicitária de Xuxa na Shopee foi a 9.9 Super Shopping Day, promoção que deu mais de R$ 6 milhões em cupons de desconto para compras até 9 de setembro.

No vídeo principal de apresentação, a apresentadora aparece cantando uma paródia do hit “Ilariê” enquanto sai de sua nave ao lado de suas assistentes de palco. Para esse momento, inclusive, a apresentadora customizou a cor do cabelo de loiro para laranja e, como teaser da campanha, o perfil da Shopee e da Xuxa no Instagram e Tik Tok trocaram as iniciais dos nomes: a Xuxa o X de seu nome por SH e a Shopee trocou o SH por X. Baseada no programa da Xuxa, adaptado para Show da Shô, as redes sociais da Shopee passaram a adotar uma linguagem ainda mais divertida para interagir com o público durante a ação.

Além de 9.9, a Xuxa participa das próximas campanhas da marca no país: a 10.10 Festival Shopee Oficial e Shopee Black Friday.

Principais categorias e ofertas

As categorias mais desejadas são casa e decoração (na lista de 35% dos consumidores), calçados (30%) e roupas femininas (28%). Celulares e acessórios, que foram os itens mais desejados na última Black Friday da Shopee, caíram agora para o quinto lugar (25%).A página do Testa pra Mim voltada para a Black Friday Shopee já está com atualizações para monitorar os preços dos produtos que devem aparecer como destaque na data. Esse monitoramento é importante pois, em alguns anos, alguns produtos ficaram até 70% mais caros em novembro, mês em que acontece a Black Friday, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

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