Publicidade

Na tarde desta quinta-feira, 5 de agosto, o presidente Lula visitou Uberlândia para participar da inauguração da ampliação do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A construção, iniciada em 2011, foi a maior obra na área da saúde vinculada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo de Dilma Rousseff (PT). A ampliação do Hospital de Clínicas da UFU começou e terminou em gestões federais do PT. Mesmo não tendo participado do evento por respeitar a legislação eleitoral, a deputada federal e candidata a prefeita de Uberlândia, Dandara Tonantzin (PT) recepcionou o presidente no aeroporto e acompanhou a entrevista cedida por ele na cidade.

“Uma cidade inteligente como Uberlândia, que nunca teve a experiência de uma jovem mulher, negra, competente, inteligente, uma pessoa capaz de conversar e fazer acordo com as pessoas, ela pode ser prefeita dessa cidade. Vai ser uma coisa extraordinária para Uberlândia. A cidade vai ficar famosa no mundo inteiro. Isso é uma coisa consagradora”, destaca o presidente Lula.

Vieram de Brasília o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB). O presidente Lula, logo após o seu desembarque no aeroporto de Uberlândia, concedeu entrevista à Rádio Vitoriosa, tratando de diversos temas como: investimentos para Uberlândia, obras retomadas após a sua ascensão à presidência e a importância das mulheres ocuparem espaços de poder.

”A vinda do presidente Lula com uma forte comitiva de ministros hoje em Uberlândia, em meio a uma campanha eleitoral, é a confirmação de que a minha candidatura é uma prioridade não só estadual, mas também nacional. A última pesquisa IPEC, publicada ontem, mostrou que crescemos dois pontos. Isso confirma segundo turno em Uberlândia depois de 20 anos”, afirma Dandara.

Fotos: Ana Moraes (evento na UFU) e Ricardo Stuckert (aeroporto)

Ampliação do Hospital de Clínicas da UFU

O novo Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal estava em obras há 14 anos. O marco representa para a cidade a maior entrega para a pasta de saúde em mais de 40 anos. Além da comitiva presidencial, estavam presentes na cerimônia o Reitor da UFU, Valder Steffen Junior e os deputados federais Odair Cunha (PT), André Janones (Avantes) e Weliton Prado (PROS).

Mesmo ausente, a deputada federal Dandara comentou sobre a inauguração em suas redes sociais. “A inauguração do novo bloco hospitalar do HC da UFU é a maior entrega para a saúde de Uberlândia em décadas. Presidente da República, Ministros, parlamentares e autoridades públicas de todo Triângulo Mineiro presentes. O cuidado com a vida das pessoas está acima de qualquer diferença partidiária”, pontua.

Com a inauguração, o novo complexo do HC-UFU assegura para Uberlândia 249 leitos totais, sendo 30 leitos de UTI e 22 salas cirúrgicas. Já o setor de Urgência e Emergência tem capacidade para 70 leitos e unidades especializadas para observação, como Unidade de Dor Torácica (UDC). Além disso, o Hospital de Clínicas da UFU conta com equipamentos de imagem e diagnóstico para ressonância, raio-X, hemodinâmica, ultrassom e ecocardiografia, além do fortalecimento das estruturas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Uberlândia.

O complexo possibilita ainda uma melhor eficiência dos processos de gestão da saúde para a cidade e toda a região do Triângulo Mineiro, tornando o HC-UFU/Ebserh uma das maiores e mais modernas estruturas de atendimento à saúde do Brasil, com atendimento mais rápido para os uberlandenses e para mais de 32 milhões de pessoas espalhadas por mais de 80 cidades mineiras.

Deixe uma resposta