Publicidade

Inédito em Minas Gerais, Uberlândia vai receber uma atração “de tirar o fôlego”. O Museu das Ilusões abre suas portas no Uberlândia Shopping na próxima quinta-feira (12/09), com 90 peças de ilusão de ótica que compõem uma experiência inédita na América Latina e é sucesso nas cidades por onde passa: um passeio divertido que brinca com o cérebro e com a razão.

As ilusões de ótica mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, podemos visualizar o que não é real.

Programação perfeita para lazer e diversão em família, o Museu das Ilusões foi uma das revelações no ano passado no Prêmio Mauricio de Sousa, que tem como propósito destacar projetos no setor e é considerado o “Oscar do Entretenimento do Brasil”. A escolha dos premiados teve como jurados o artista plástico brasileiro e muralista Eduardo Kobra, a gerente de Marketing da Warner Bros Discovery, Raquel Felicio, e o vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa holandesa Vekoma Rides, Ricardo Etges. O projeto foi contemplado com Prata em Inovação, na premiação que ocorreu em Orlando/Fl, pela ADIBRA – Associação Brasileira de Parques e Atrações.

Segundo Paulo Zimmermann, Diretor Executivo do Museu das Ilusões, a exposição traz uma proposta que incentiva a cultura e a ciência pelo país, de forma lúdica e divertida, e será uma grande atração em Uberlândia. “É uma atividade para todas as idades, que permite a interação de várias gerações, dos avôs aos netinhos, permitindo que todos se divirtam com a programação”, reforça Zimmermann.

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA. Inaugurado em 2019, o Museu das Ilusões brasileiro se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras que foram criadas para o museu por artistas brasileiros.

De acordo com a gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Laíza Carvalho, o Museu das Ilusões promete encantar e surpreender os visitantes de todas as idades. “Essa exposição é uma experiência interativa e educativa que desafia os sentidos e faz refletir sobre como percebemos o mundo ao redor. É uma oportunidade única para reunir amigos e famílias em um ambiente divertido e cheio de descobertas. Nosso objetivo é sempre trazer atrações que proporcionem experiências diferenciadas e o Museu das Ilusões certamente tem essa proposta, criando um espaço de entretenimento inovador para todos”, diz.

O projeto, que é itinerante, já passou por 17 cidades brasileiras: Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Balneário Camboriú, São Paulo, São Luís do Maranhão, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém, Foz do Iguaçu, Goiânia, Cuiabá, Manaus, e agora chega em Uberlândia.

Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento ao mesmo tempo, que intrigam o público e a lógica. Além de espaços instagramáveis, como a coleção de painéis 3D, que diverte os visitantes que fazem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis. É antes de tudo um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente e excelente para relaxar.

“Um tempo dentro do museu faz com que as pessoas se distraiam e fiquem intrigadas. Desde sempre fui apaixonado pela física e sempre senti falta de oportunidades dessas vivências para os estudantes do Brasil. Viajando por alguns museus de ciências pelo mundo, fomos nos inspirando, o Museu das Ilusões ficou incrível e chega a Uberlândia pela primeira vez” – diz Julio Abdalla.

Dos Criadores

A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil, a ExperCiência, empresário em Uberlândia. Interessado em museus de ciências e por despertar o conhecimento de forma lúdica na forma como estes espaços interagem com o visitante, tem por hábito visitar museus do gênero em todo o mundo.

O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento, especialmente de ideias criativas para eventos em shoppings. Interessado em eventos interativos e em entretenimento, pesquisa e viaja em busca de novas experiências pelo país e exterior.

Foi da união do conhecimento destes dois especialistas que nasceu a ideia do Museu das Ilusões, fruto da criatividade desse encontro.

“Conheci o Julio em uma instalação da ExperCiência, que se tornou a maior exposição itinerante de ciências do país. Foi amor à primeira vista, pela exposição e pela paixão que ele tinha pelo assunto. Levamos a ExperCiência às principais cidades do país, para os mais diversos shoppings. Nessa turnê, tivemos a inspiração do Museu das Ilusões, que é um enorme sucesso de público e crítica”, conta Paulo. 

SERVIÇO:

Museu das Ilusões
Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15 – 1º Piso, Uberlândia – MG

Terça a sábado – das 10 às 22h, com entrada até às 21h

Domingos e feriados – das 12 às 20h, com entrada até às 19h

Valor do Ingresso: R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada. Valor promocional para Grupos e Famílias a partir de três pessoas ou mais: 3 pessoas: R$ 120, 4 pessoas: R$ 160, 5 pessoas: R$ 200, 6 pessoas: R$ 240,00.
Ingressos: à venda na bilheteria e online pelo Sympla: www.sympla.com.br

Sobre o Uberlândia Shopping

Administrado pela Alqia, antiga Saphyr Shopping Centers, o Uberlândia Shopping é a porta de entrada das melhores marcas na região e referência em conforto, infraestrutura e sustentabilidade. Com 195 lojas distribuídas em mais de 53,4 mil m² de Área Bruta Locável, o empreendimento reúne as primeiras House of Samsonite, Richards, Leroy Merlin e Sams Club da cidade, além de contar com grandes âncoras como Centauro, Riachuelo, C&A e Renner, uma Praça de Alimentação completa, três restaurantes especiais e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Localizado na zona Sul, o Uberlândia Shopping é reconhecido pelas comodidades que oferece, como Espaço Família, Espaço Cliente, bicicletário e 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas e especiais. Inaugurado em 2012, o shopping center prioriza as práticas ESG desde sua construção, adotando políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.

Saiba mais em uberlandiashopping.com.br

Deixe uma resposta