Durante o mês de junho, o município bateu novo recorde de eficiência ao atingir prazo médio de 4,4 horas para a formalização de novas empresas; marca reforçar a maior eficiência do Integrador Municipal e das análises realizadas pelas secretarias municipais junto à Jucemg e à Receita Federal
Uberlândia continua se destacando na agilidade para a abertura de empresas. Conforme o último Ranking de Formalização Municipal, da Rede SIM-MG , o município obteve mais um recorde no tempo médio para constituição de novas empresas, com 4,4 horas. O dado, referente ao mês de junho de 2025, coloca Uberlândia na primeira posição entre as cidades de grande porte de Minas Gerais , incluindo Belo Horizonte, sendo uma localidade em que se precisa de menos tempo para a abertura de empreendimentos. No período analisado, foram formalizadas 505 empresas no município.

“A Prefeitura de Uberlândia tem participação direta na formalização de novas empresas. Atuamos para garantir a eficiência nas análises que são feitas pelas secretarias municipais e pelo Integrador Municipal. É um trabalho de excelência dos nossos servidores, sobretudo, das secretarias municipais de Finanças e de Planejamento Urbano, bem como dos que atuam na Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub). Nos colocamos sempre disponíveis para favorecer os empreendedores e desburocratizar os processos necessários”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
Desenvolvido pela Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub), juntamente com os sistemas da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e da Receita Federal, o Integrador Municipal distribui virtualmente os dados de forma automática entre os órgãos das diferentes esferas, que podem gerar suas autorizações em um clique. O serviço também oferece diversas outras vantagens para o solicitante, como a padronização das informações, integração entre os órgãos participantes e plataforma única de acesso pelos usuários. (Clique aqui e confira)
Os critérios utilizados para a verificação dos prazos por Jucemg incluem órgãos municipais e licenças (como inscrição municipal e alvará), movimentos de constituição de todas as naturezas jurídicas, empresas com registro em Junta Comercial e constituição de matrizes.
( Acesse o Ranking de Formalização Municipal completo aqui .)
