Today segunda-feira, 17th novembro 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Uberlândia recebe seminário sobre como exportar para mercados árabes

Uberlândia recebe seminário sobre como exportar para mercados árabes

Evento será realizado no auditório da ACIUB, dia 3 de julho, quinta, a partir das 9 horas

Uberlândia, 1/7/2025 — Uberlândia vai receber um seminário voltado a empresas de todos os setores sobre como exportar para países árabes.

Iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o evento ocorre no dia 3 de julho, quinta-feira, na sede da ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia), às 9 horas.

Na programação, especialistas vão detalhar as oportunidades existentes no bloco árabe, com o qual o Brasil mantém um comércio estimado em US$ 33,87 bilhões nas duas vias e que vem crescendo, segundo a Câmara Árabe.

No ano passado, as exportações do Brasil aos 22 países árabes do norte africano e do Oriente Médio avançaram 22,44%, totalizando US$ 23,68 bilhões. Isso num cenário em que as vendas externas brasileiras no geral registraram recuo de 0,78%, para US$ 337,04 bilhões, segundo dados do governo federal.

“O resultado chama atenção por comprovar a resiliência dos mercados árabes, especialmente num ano em que as exportações do Brasil para o mundo praticamente repetiram o desempenho de 2023”, pontua Mohamad Mourad, secretário-geral da Câmara Árabe. “O mercado árabe deve, portanto, estar nas prioridades das empresas interessadas em internacionalizar operações”, defende.

De acordo com o dirigente, as principais oportunidades na região estão relacionadas às categorias do agronegócio, de alimentos e bebidas, que compõem 75% do total de exportações para a região, embora haja oportunidades em outros setores.

Uma das estratégias usadas pela entidade para viabilizar essas oportunidades é a organização de missões à região, principalmente a feiras, como a mostra de alimentos e bebidas Gulfood e a construtiva Big 5, ambas realizadas em Dubai.

A entidade também traz importadores para participar de rodadas de negócios com empresas brasileiras. “Nessas ocasiões, a interação direta entre empresários resulta muitas vezes em negócios fechados ou ao menos bem encaminhados”, diz Mourad.

A entidade também mantém um projeto específico para o setor de alimentos chamado Halal do Brasil, que busca estimular empresas a explorar segmentos de valor agregado com produtos certificados, nos quais o Brasil está pouco presente.

“Os empresários que decidirem fazer incursões nos mercados árabes encontrarão todo o apoio de que precisam para serem bem-sucedidos”, reforça Mourad.

Serviço:
Seminário Brasil-Países Árabes: Conectando Minas Gerais às Oportunidades Internacionais
Dia 3 de julho, às 9 horas
ACIUB
Rua Vasconcelos da Costa, 1500, Martins, Uberlândia, MG
Inscrições: https://ccab.powerappsportals.com/event/registration?id=Uberlndia_Seminrio_Brasil_Pases_rabes_Conectando_Minas_Gerais_s_Oportunidades_Internacionais2304397075 

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x