Município atendeu a todos os critérios estabelecidos pelo MEC e conquistou o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024 pela atuação em prol da alfabetização
O cuidado com a educação segue sendo destaque na Prefeitura de Uberlândia sob a gestão do prefeito Odelmo Leão. Por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, a cidade recebeu o ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024 por atender a todos os critérios do governo federal no programa lançado pelo Ministério da Educação. O município teve seu esforço reconhecido por meio de documentos comprobatórios, decorrentes de ações que garantiram a alfabetização de crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.
“Esse é um selo que trata sobre estratégias para o reconhecimento de boas práticas de alfabetização. Para nós, é um privilégio poder ter nosso trabalho evidenciado para assegurar a alfabetização de nossas crianças. Este selo concedido à gestão ratifica nosso compromisso e cuidado com a educação no município”, destaca a secretária da pasta, Tania Toledo.
A iniciativa do Ministério da Educação busca reconhecer o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças e os avanços alcançados ao longo do ano. As secretarias estaduais, municipais e distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foram avaliadas pelo MEC. A classificação foi dividida em três categorias: ouro (entre 85 e 100 pontos), prata (entre 65 e 84 pontos) e bronze (entre 45 e 64 pontos).
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Uberlândia participou do processo de concessão do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Para a obtenção do selo, foram avaliados critérios como:
- Colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal);
- Institucionalização e implementação da política de alfabetização;
- Implementação das ações de formação de professores e gestores;
- Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.