Publicidade

Demonstrando a eficiência de investimentos estratégicos e políticas públicas da gestão do prefeito Odelmo Leão, Uberlândia tem se destacado nos últimos anos em levantamentos e premiações estaduais e nacionais. No período de 2017 a outubro de 2024, a cidade foi reconhecida em mais de 30 prêmios e rankings. O desempenho de excelência nas mais diversas áreas, entre as quais desenvolvimento econômico, empreendedorismo, gestão, inovação, saúde, governança, sustentabilidade e saneamento, garante à administração municipal 74% de aprovação da população, segundo levantamento do instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec).

            A pesquisa Ipec foi realizada presencialmente com 800 pessoas em Uberlândia entre os dias 15 e 17 de setembro e divulgada no dia 18 de setembro de 2024. O levantamento, contratado pela TV Integração, foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-00137/2024. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Gestão de resultados

Entre os mais recentes reconhecimentos alcançados por Uberlândia está o do Índice de Governança Municipal (IGM). A cidade é a sexta do Brasil e a primeira do estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) maior que R$ 32.336 na edição 2024. Divulgada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), a classificação avaliou a gestão sob três aspectos: finanças, gestão e desempenho.

Também no segundo semestre desta ano, Uberlândia conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a categoria geral do Prêmio Band Cidades Excelentes. Desta vez, o município se destacou por apresentar a melhor evolução em indicadores da administração pública durante os últimos quatro anos entre cidade com população acima de 500 mil habitantes.

Já em junho, foi eleita, pelo ranking inédito e exclusivo do tradicional Gazeta do Povo, uma das 10 melhores cidades brasileiras para se morar. Em outubro, foi classificada como a 4ª melhor cidade do Brasil  1ª de Minas Gerais para se viver, de acordo com o ranking “Desafios da gestão municipal”, divulgado pela Macroplan após análise de 15 indicadores entre os 100 maiores municípios brasileiros (com mais de 275 mil habitantes).

            Atualmente, Uberlândia é a cidade de grande porte do interior do Brasil com maior crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) Industrial em 20 anos. Os dados, referentes ao período de 2002 e 2021, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em janeiro deste ano. Na saúde, o município é também o 3º mais competitivo do país em acesso ao setor, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios publicado em agosto, destacando-se, entre cidades de 500 mil a 1 milhão de habitantes, nos pilares “Qualidade da Saúde”, “Saneamento” e “Telecomunicações” e “Inovação e dinamismo econômico”.

Confira abaixo alguns outros rankings e levantamentos em que Uberlândia aparece como destaque:     

Qualidade de Vida e Desenvolvimento Urbano

Economia e Crescimento

Inovação, Tecnologia e Serviços Inteligentes

Saúde e Bem-Estar

Saneamento Básico e Meio Ambiente

Governança, Sustentabilidade e Inovação Pública

Turismo e Competitividade

Deixe uma resposta