Uberlândia recebeu, nesta quinta-feira (31), mais um reconhecimento às políticas públicas desenvolvidas pela gestão Odelmo Leão em prol da qualidade de vida da população, com investimentos robustos e sólidos em setores essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e saneamento. A cidade aparece como a 4ª melhor do país e a 1ª de Minas Gerais para se viver na edição 2024 do ranking “Desafios das Gestão Municipal” (DGM), divulgado no início da tarde pela consultoria Macroplan após análise de 15 indicadores entre os 100 maiores municípios brasileiros (com mais de 275 mil habitantes).

“Mesmo com todos os desafios enfrentados nos últimos anos, estamos entre as 5 melhores do país, à frente de todas as capitais. Nesses oito anos na gestão da Prefeitura de Uberlândia, procuramos proporcionar à nossa população justamente o que os números de avaliadores externos mostram: estrutura e condições para que todos tenham um lugar para morar, estudar, trabalhar e se desenvolver. Essa é a prova de que quando as ações são responsáveis e consistentes, com pé no chão, é possível passar pelas dificuldades com resiliência”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Destaque em educação, saúde, seguranças e saneamento

Em três dos indicadores do DGM 2024, Uberlândia chega a ser a primeira do país. Os destaques estão na alta taxa de matrícula pré-escolar, no sucesso de nascidos vivos com pré-natal adequado e no atendimento de 100% da população com água tratada. A segunda maior cidade mineira ainda é vista como uma das mais seguras, ocupando a 2ª posição entre as menores taxas de homicídio por 100 mil habitantes.

A base de dados do ranking abrange o período de 2010 a 2023, mostrando que o município avançou 49 posições apenas no indicador de educação e outras 45 na cobertura de atenção básica. A percepção de segurança subiu 39 lugares, enquanto o fornecimento de água avançou 34 posições.

Confira outros rankings correlatos em que Uberlândia foi destaque em 2024:

Deixe uma resposta