Terminal Dona Zulmira é inaugurado em Uberlândia e divide opiniões dos usuários
4 mins read

Terminal Dona Zulmira é inaugurado em Uberlândia e divide opiniões dos usuários

Foi inaugurou na tarde desta sexta-feira (12) o sétimo terminal de ônibus de Uberlândia. Localizado em uma área de 5.300 m² no bairro Dona Zulmira, mais precisamente no cruzamento das avenidas Aspirante Mega e José Fonseca e Silva, o novo terminal ganhou o nome de Professor Ataulfo Marques Martins da Costa e começa a operar neste sábado (15) às 5 horas da manhã.

A empregada doméstica Celma Amorim, que utiliza o transporte público do bairro Tocantins com destino ao bairro Vigilato Pereira, disse que não sabe como será a sua vida a partir da inauguração do terminal. “Eu pegava dois ônibus pra chegar ao meu trabalho, agora aumentou mais um. Eu creio que vou ter que acordar bem mais cedo e o tempo será bem maior da viagem“, disse.

A operadora de telemarketing Ana Fernandes acredita que será positivo para quem sairá do bairro Guarani com destino ao Terminal Planalto. “Mesmo tendo que descer pra fazer a baldeação eu gostei do terminal e vejo que a cidade está crescendo e precisa dessas obras“, afirma.

Foram R$ 5,4 milhões investidos na construção do complexo que vai atender diretamente a população dos bairros Dona Zulmira, Mansour, Luizote de Freitas, Jardim Patrícia, Taiaman, São José, Guarani, Tocantins e Morada do Sol. Para isso, foram disponibilizadas linhas de ônibus (dez das quais foram substituídas e outras seis foram criadas) e trajetos, além de aumentar a oferta de viagens nos bairros. Das 250,5 viagens diárias em dias úteis feitas por meio das dez linhas antigas, a operação contará agora com 526 viagens. Os sábados e domingos também ganharam aumento em viagens, passando de 154 e 139 para 333,5 e 263, respectivamente.

O investimento é um financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, e retomado recentemente no âmbito do programa Uberlândia Integrada I e II. Esse recurso tem caráter vinculado, ou seja, só pode ser utilizado em obras estruturais de mobilidade. A estrutura conta com duas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, 520 m² de loja, área de administração, bilheterias, bancos para espera, banheiros e área de estocagem.

O complexo teve as obras iniciadas em novembro de 2018, porém ele é parte de um projeto de 2007 que compõe o corredor estrutural noroeste. O Terminal Dona Zulmira, agora concretizado, se torna o marco inicial para a implantação desse corredor formado por estações de embarque e desembarque ao longo das avenidas José Fonseca e Silva e avenida Marcos de Freitas Costa.

Homenagem

Ataulfo Marques Martins da Costa foi economista, professor universitário, empresário e ex-reitor da Universidade Federal de Uberlândia, sendo um dos responsáveis pelo processo de federalização da instituição. Além disso, atuou como como assessor especial do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) em Brasília. Após inúmeras contribuições em vários setores da sociedade, ele faleceu aos 75 anos em junho deste ano.

Confira as linhas que vão compor a operação do Terminal Dona Zulmira:

  •          A722 – T. DONA ZULMIRA – GUARANI (substitui as antigas A122 e A128)
  •          A726 – T. DONA ZULMIRA – TOCANTINS (substitui as antigas A126 e A129)
  •          A705 – T. DONA ZULMIRA – TOCANTINS Via Talismã (substitui parte dos trajetos das antigas A129 e A128)
  •          A727 – T. DONA ZULMIRA – JD. PATRÍCIA
  •          A743 – TAIAMAN – T. DONA ZULMIRA (substitui a antiga A143)
  •          A704 – T. DONA ZULMIRA – POSTO DÉCIO – CHÁCARAS MARAVILHA (substitui as antigas A404 e A440)
  •          I475 – T. PLANALTO – T. DONA ZULMIRA – T. INDUSTRIAL (substitui a antiga I451)
  •          A728 – T. PLANALTO – JD. PATRÍCIA (RISP)
  •          A729 – T. DONA ZULMIRA – UBS DONA ZULMIRA
  •          A730 – T. DONA ZULMIRA – MANSOUR (NOSSO LAR)
  •          T710 – T. DONA ZULMIRA – T. CENTRAL Via Martins
  •          E710 – T. CENTRAL – T. DONA ZULMIRA (Expresso)
  •          T711 – T. DONA ZULMIRA – T. CENTRAL Via Tubal Vilela

Deixe uma resposta