A proximidade de 2025 já começou a movimentar o setor da decoração e com isso, novas tonalidades já foram anunciadas como as cores do ano. Para designers de interiores, arquitetos e pessoas que gostam do universo da decoração, as tendências para o ano são essenciais para criar cômodos com todos os elementos em alta.
Diferentes empresas ligadas ao setor de cores, decoração e tendências elegeram tonalidades que deverão ser destaque no próximo ano. A Suvinil, marca de tintas residenciais, já anunciou três tonalidades que serão sucesso: tom de amarelo, um de marrom e um de azul compõem a paleta de cores “co(r)existir”.
A WGSN, empresa de projeção de tendências, destacou a Future Dusk como protagonista do próximo ano. O tom pertence à família dos roxos e azuis, que representam mistério e escapismo. Já a Pantone, empresa especializada no desenvolvimento e decodificação de cores, elegeu o Mocha Mousse, uma tonalidade de marrom quente, que segundo a marca, apela ao desejo por conforto.
Na decoração, cada uma das cores pode ser utilizada em um ambiente diferente, explorando, assim, todas as tendências, seja no cômodo por completo ou em locais específicos com o uso de objetos para dar mais destaque.
Onde e como usar as cores do ano
Cada uma das cores quatro cores escolhidas como protagonistas de 2025 pode ser inserida na decoração de casa. A primeira tonalidade escolhida pela Suvinil é um tom de amarelo suave, chamado de “Despertar”, que pode ser empregado nos quartos de crianças e bebês. Nesse caso, é possível usá-la na tinta ou no papel de parede, no berço infantil, nas roupas de cama e nos itens decorativos, como luminária, prateleiras, quadros ou almofadas.
A outra cor eleita pela Suvinil é um tom de marrom mais escuro, chamado de “Marrom-luxo”. Ela pode aparecer em uma sala de estar ou sala de jantar. Uma das formas mais fáceis de utilizar cores mais escuras é aproveitando os móveis do ambiente.
A cor da parede pode ser mais clara, enquanto o marrom pode estar presente no sofá ou numa poltrona elegante para sala. Para dar mais destaque para a cor, as molduras de quadros e espelhos podem ter a mesma tonalidade.
Também na paleta da Suvinil está um tom de azul suave chamado “Sossego noturno”. As cores azuladas podem ser empregadas nos banheiros, criando uma atmosfera relaxante em azulejos, pias, toalhas, tapetes e itens decorativos.
Já a cor eleita pela WGSN é uma mistura de roxo com azul-marinho, que pode ser bem explorada na cozinha. O cômodo, geralmente, tem cores claras, mas para quem quer sair do óbvio em 2025, escolher esse tom pode ajudar a criar um ambiente mais sofisticado e moderno.
Uma das maneiras mais fáceis de adotar a cor na cozinha é utilizando os armários como tela, trazendo o azul de forma mais potente para o espaço. Também é possível readaptar cozinhas com móveis claros adotando louças, eletroportáteis e itens de decoração com a cor, dando mais detalhes para o ambiente.
Por fim, o Mocha Mousse da Pantone pode ser bem empregado no quarto, já que a empresa descreve o tom como um representante do desejo coletivo por conforto. Nesse ambiente, a cor pode aparecer em todas as paredes, mas também pode ganhar variações em objetos que remetem a sensação de comodidade.
Cabeceira, travesseiro e almofadas, por exemplo, podem trazer o tom de marrom suave e agregar mais valor para a decoração. Outra forma de introduzir a cor é utilizando vasos, cestos, luminárias e outros itens.