Escola de samba Tabajara Sociedade Recreativa e bloco Aparu levaram os títulos do Carnaval; evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com as escolas e blocos carnavalescos

O desfile de Carnaval promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conheceu na tarde desta segunda-feira (20) a escola de samba e o bloco carnavalesco campeões da edição 2023. Em apuração realizada no local das apresentações, na avenida Balaiadas, foram divulgados os votos dos 18 jurados que elegeram a escola Tabajara Sociedade Recreativa e o bloco Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) como os grandes vencedores do Carnaval 2023 da cidade.

Durante as votações foram avaliados seis quesitos, sendo eles: comissão de frente e ala das baianas; alegorias, adereços e fantasias; bateria; samba enredo e enredo; mestre-sala e porta-bandeira; e harmonia e evolução. Cada um dos quesitos foi avaliado por três jurados diferentes. As campeãs Tabajara e bloco Aparu totalizaram 238,1 e 208,5 pontos, respectivamente.

“Hoje pudemos acompanhar tudo que as escolas e blocos trouxeram de melhor para a avenida do samba. Uberlândia resgatou o desfile de rua e nosso objetivo é manter viva essa tradição para os próximos anos. Parabenizo não só as campeãs, mas todas as pessoas que contribuíram e se empenharam para que essa bonita festa acontecesse”, contou a secretária de Cultura e Turismo, Mônica Debs.

Cultura - Apuração Carnaval 2023 (2).jpg

Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Quem celebrou o resultado da apuração foi o presidente da escola de samba Tabajara Sociedade Recreativa, Luciano Moicano, afirmando que a vitória refletiu o esforço e dedicação de cada um de seus membros. “O sentimento é de alívio e dever cumprido. Pra mim, o grande vencedor deste ano é o carnaval de escola de samba de Uberlândia. Nós mostramos que temos tradição, cultura e força. Olhamos para o passado e projetamos o futuro, e ele é promissor”, disse.

Outra representante do desfile que se mostrou extremamente contente com a divulgação final dos votos foi a presidente do bloco Aparu, Divina Samara, campeão do desfile. “Estou muito feliz, foi uma luta muito grande. Apesar do pouco tempo e dinheiro para trabalhar, graças a Deus conseguimos, por meio da inclusão, colocar um carnaval bonito na avenida. O apoio da Prefeitura é muito importante pra gente”, pontuou.

A escola campeã assegurou uma premiação em dinheiro de R$ 6 mil, sendo que a vice-campeã ficou com R$ 3 mil. O bloco vencedor não é premiado, mas garante participação no desfile das campeãs. Os demais participantes e suas pontuações no desfile de Carnaval foram o bloco Extravasa (204 pontos) e as escolas Unidos do Chatão (236,1), Garras de Águia (232,9), Acadêmicos do Samba (231,7) e Garotos do Samba (desclassificada).

Nesta terça-feira (21), a partir das 20h, a avenida do samba (av. Balaiadas) recebe o desfile das escolas campeã e vice e do bloco campeão do Carnaval 2023. Prestigie.

Temas vencedores

Última escola a entrar na avenida, a Tabajara apresentou o enredo “Yeji Semba Sanko da Euforia. Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia!”. Com cerca de 300 integrantes, a escola fez um convite para as pessoas refletirem sobre o passado e construírem um futuro de paz, harmonia, inclusão e respeito. A agremiação fez ainda uma celebração da vida e homenagens aos seus integrantes históricos.

Aos olhares de foliões presentes na avenida do samba, o bloco Aparu desfilou o enredo “Chocolate, manjar dos deuses”. Representado por mais de 100 integrantes, o grupo mostrou a saga do cacau utilizado desde os astecas até os dias contemporâneos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui