O Festival Literário Internacional de Paracatu que acontece dos dias 23 a 27 de agosto no centro histórico de Paracatu – MG, convidou a presidente da Planetapontocom, Silvana Gontijo, para comandar a mesa “Literacia dos sistemas vivos – Fala, natureza!”, na qual vai falar sobre as metodologias usadas para fomentar a educação infantil sustentável. O painel acontece no dia 24 de agosto, às 11h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Paracatu.
Reconhecida pelo seu engajamento na literatura voltada para crianças, Silvana Gontijo pretende explorar o conceito de “literacia”, um tipo de competência que transcende a aprendizagem convencional de leitura e escrita. A participação será no dia 24 de agosto, às 11h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
A presença de Silvana no Fliparacatu também marca o lançamento de novas edições da série de livros “Turma do Planeta” (Editora Autêntica). Dentro desta série, a autora dá impulso ao projeto “Este Rio é Meu”, cujo objetivo é incentivar estudantes jovens a se empenharem na recuperação e preservação dos rios próximos às suas escolas. Similarmente à comunidade infanto juvenil, para quem a coleção de livros foi idealizada, a “Turma do Planeta” oferece diversão e orientação aos educadores que promovem a conscientização sobre a conservação dos recursos fluviais.
Programa se tornou política pública
Além da despoluição do Rio Carioca, o projeto piloto inspirou a Lei Municipal 6.535, que passou a se chamar “Esse Rio é Meu”. A lei determina que todas as escolas do município do Rio de Janeiro trabalhem pela recuperação do rio mais próximo a elas. Portanto, o programa se transformou em política pública de preservação dos rios e lagoas da cidade.
Expansão do projeto “Esse Rio é Meu”
O Programa Esse Rio É Meu lançou uma nova plataforma digital que conta com um mapa interativo georreferenciado das cidades do Rio de Janeiro e Itabira. Nessa ferramenta, é possível ver as escolas que fazem parte do projeto na cidade, o mapa mostra as escolas municipais usando suas localizações e também os traçados dos rios. Ao usar o mapa, os professores podem encontrar o rio mais próximo da escola e aprender sobre sua história.
Planetapontocom
O Planetapontocom é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.
Muito obrigada, Aldair