O Seminário é promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Minas Gerais (SOBED-MG) e Associação Mineira de Gastroenterologia (AMG), com produção local da empresa HPL Eventos
Uberlândia recebeu entre os dias 24 e 26 de agosto mais de 150 estudantes, médicos e médicas especialistas da área de Gastroenterologia e Endoscopia de diversas partes do país. Eles estiveram presentes no XII Seminário Mineiro de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Minas Gerais (SOBED-MG) e Associação Mineira de Gastroenterologia (AMG), com produção local da empresa HPL Eventos.
O evento, que tem o intuito de promover a educação continuada na área, aconteceu no hotel Gran Executive e contou com diversas palestras sobre novas técnicas, tecnologias e métodos de tratamento já testados com sucesso. Apesar de ser voltado para médicos que atuam nas áreas apresentadas, o evento contou com a presença de médicos e médicas de outras especialidades com interesse nos assuntos abordados e estudantes residentes de gastroenterologia, cirurgia geral e do aparelho digestivo.
Segundo Dr. Nestor Barbosa de Andrade, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente da comissão organizadora do XII Seminário Mineiro de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, o objetivo do evento é promover a troca de experiências e atualização dos profissionais da área no que diz respeito à visão da abordagem do diagnóstico, prognósticos e consequente tratamento e resultados.
“Este seminário ocorre a cada dois anos e geralmente em uma cidade do interior. Essa é uma iniciativa tanto da Sociedade de Endoscopia como da Sociedade Mineira de Gastroenterologia. Muito importante para nós de Uberlândia, pois já tínhamos a tradição de fazer um evento regional, o Gastriângulo. E agora recebemos colegas de todo o estado e do país. Então realizamos um encontro de altíssimo nível científico, com especialistas de grande expertise. Realmente uma grande oportunidade de atualização e aprimoramento”, disse Dr. Nestor Barbosa.
Comissão organizadora do XII Seminário Mineiro de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva
De acordo com o presidente da Associação Mineira de Gastroenterologia (AMG), Dr. Frederico de Passos Marinho, reforçou que o XII Seminário de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva é extremamente importante para a comunidade médica uma vez que é a oportunidade dos profissionais se atualizarem bem como de conhecerem novas práticas, diagnósticos e prognósticos, além de resultados obtidos com alguns novos tratamentos.
Dra. Karen Orsini de Magalhães Brescia, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Minas Gerais (SOBED-MG), ressaltou o quão importante é a realização de eventos como este. Ela destacou a organização e adesão não só da classe médica, mas também dos estudantes que participaram. “É muito importante para nós a realização deste evento em Uberlândia e estamos extremamente satisfeitos de ver a participação de médicos e médicas especialistas e de estudantes de medicina não só da cidade, mas de toda região”, disse.
Marcos Vinicius de Faria, estudante do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), falou sobre a importância de eventos como esse. “Para nós estudantes é a oportunidade de conhecermos profissionais da área, para troca de experiências. Um momento que nos permite aprofundar no assunto, bem como conhecer tecnologias, técnicas e tratamentos que às vezes não temos a oportunidade de conhecer na universidade”, disse.
Evento contou a participação de estudantes do curso de medicina de instituições de ensino de