O “Arquivo A” desta quinta-feira (14/11), às 21h, vai exibir uma reportagem trazendo a Bioeconomia como tema. A jornalista Beatriz Bedendo vai conduzir o programa, que destaca histórias da relação entre homem e meio ambiente, e as mudanças que podem ajudar a reestruturar o panorama socioeconômico do País.
Dentro desse contexto, o programa explicará a bioeconomia e como ela atua em diferentes vertentes do mercado. Desde a produção de biocombustíveis, até na composição de produtos de beleza. Um dos lugares visitados pela jornalista Beatriz foi um projeto que cultiva a macaúba, uma palmeira nativa brasileira, e une restauração de paisagens com soluções em meio ambiente na produção de óleos vegetais.
A produção ainda vai mostrar o papel do produtor rural nesse cenário e também uma empresa brasileira que tem o objetivo de regenerar, pelo menos, 30 mil hectares de áreas de pastagens degradadas, na região do Vale do Paraíba, Minas Gerais e Amazônia, por meio do plantio da macaúba e do envolvimento da agricultura familiar.
A reportagem do “Arquivo A” também vai visitar a Serra da Bocaina para entender como o ecoturismo se enquadra no ecossistema da bioeconomia. Será mostrado o município de São José do Barreiro, que recebe diversos turistas que passam para conhecer um pouco mais de umas das maiores áreas protegidas da mata atlântica.
E no último bloco, o “Arquivo A” explica como a bioeconomia impulsiona a criação de novos negócios de economia verde. A produção visita o distrito de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, para mostrar o Recanto Mangini, um sítio de agricultura familiar especializado em produtos derivados de frutos típicos da Mata Atlântica.
“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h