
Rafael Jafet, hoteleiro de São Paulo, conversou com o Imprensa e Mídia
Por Marcos Junior T. Oliveira, correspondente do Imprensa e Mídia em São Paulo
Um hoteleiro que conhece bem o segmento e ama o que faz. A coluna conversou com Raphael Jafet, 85, já recebeu gente como a cantora francesa Edith Piaf, Hebe Camargo e Roberto e Erasmo Carlos. Ele é o fundador dos hotéis San Raphael e San Michel em São Paulo, além do San Raphael Country, em Itu, a 101 km de São Paulo. Acompanhe:
Imprensa e Mídia: Conte-nos um pouco sobre sua inserção na hotelaria.
Rafael Jafet: Sempre tive uma participação ativa por onde passei. Na vida acadêmica, me formei em engenharia, tinha uma atuação política universitária forte. Fui da UNE, por exemplo. Como minha família já tinha um hotel no Centro de São Paulo, no Largo do Arouche, mas que era alugado e mal-conservado, resolvi assumir a direção do mesmo em 1970.
No início, quando estava alugado, tinha um rooftop. Vários artistas internacionais, orquestras se apresentaram na boate. Um exemplo foi a Hebe Camargo, ela começou a carreira ali. Gostei e desde então, não deixe mais a hotelaria. Posteriormente, nasceram o San Michel na frente do San Raphael e o San Raphael Country, em Itu, interior de São Paulo.

Imprensa e Mídia: Qual infraestrutura dos três empreendimentos?
Rafael Jafet: O San Michel é um prédio de 60 apartamentos, um hotel menor no estilo boutique. Direcionado a um público diferenciado. Tem suítes nupciais para lua de mel. Muito conhecido como “hotel dos prefeitos”, pois muitos governantes quando vem à capital paulista para eventos acabaram adotando o San Michel como hotel preferido.
O São Raphael Resort, localizado a apenas 500 metros da estação República (Linha Vermelha e Amarela) do metrô, é mais corporativo. Conta com uma arquitetura neo-clássica, apartamentos amplos, qualidade no atendimento, versatilidade de salas de eventos e gastronomia diferenciada.
O San Raphael Country Hotel conta ambientes clássicos e arquitetura inspirada nas fazendas cafeeiras paulistas, distribuídos em 84.000m² dedicados ao descanso dos hóspedes. Sua estrutura de lazer é completa e inclui: piscinas, quadras de tênis, passeio de pônei e cavalo, tirolesa e slackline infantil e recreação monitorada. Dispõe 84 apartamentos, além de amplo Centro de Convenções com seis salões para eventos corporativos que comportam até 300 pessoas.

Imprensa e Mídia: Qual o foco com o novo projeto, o restaurante Tasca do Arouche?
Rafael Jafet: Um hoteleiro tem sempre que inovar e se atualizar. Como estamos no Largo do Arouche com restaurante francês, italiano, árabe, fast foods, entre outros, senti que faltava algo mais português. Foi um apetite pelo momento. Inserir a gastronomia portuguesa na região. No cardápio do Tasca do Arouche, temos massas, peixes e com destaque para o bacalhau. Podemos dizer que é um menu mediterrâneo com ênfase na gastronomia portuguesa.
Imprensa e Mídia: O que um investidor tem que ter para ingressar na hotelaria?
Rafael Jafet: Tem que entender de hotelaria. Não é como uma indústria ou uma associação. Tem que entender as tendências e vê-las mudando. A arte de receber não é para qualquer pessoa. Em um hotel são 24 horas de problemas, ou seja, a equipe precisa gostar de pessoas e sempre estar atualizada com cursos especializados para o segmento hoteleiro. Então, mesmo que queira investir, precisa entender o segmento e bem.
Imprensa e Mídia: E a equipe? Algum segredo para mantê-la?
Rafael Jafet: Todos que trabalham nos hotéis estão conosco há mais de 10 anos. A média é de aproximadamente 20 anos. Treinamento constante e respeito são itens fundamentais para o colaborador se sentir em um ambiente agradável. Eles são peças fundamentais na hotelaria e reforço, gostam de pessoas. O turnover é baixíssimo.
Imprensa e Mídia: O San Raphael Country atende o público MICE (eventos)?
Rafael Jafet: Sim, o San Raphael Country em Itu tem o melhor centro de convenções do interior de São Paulo. O resort cinco estrelas recebeu a comitiva e equipe de futebol da Rússia antes da Copa do Mundo em 2014. Não tivemos que fazer nada, pois o hotel já tinha tudo o que precisavam. Somente aumentamos a segurança, a pedido deles. E também trouxeram um chef da Itália. A proximidade com a capital paulista faz com que o resort seja perfeito para férias em família.