
Qual o objetivo do Censo 2022?
Certamente você já deve ter ouvido falar do Censo. Ou você já viu alguma pesquisa feita por eles, ou você mesmo já fez parte de uma dessas pesquisas.
No entanto, nem todo mundo entende perfeitamente qual é o papel do Censo na nossa sociedade. É uma grande necessidade, para um país com leis baseadas na democracia, que se tenha o Censo como aliado.
Ademais, seria muito difícil criar políticas públicas que ajudassem verdadeiramente as pessoas que mais precisam, se não existisse o Censo. Afinal de contas, o que vem a ser o Censo? Vamos falar sobre isso a seguir. Confira!
O que é o Censo?
Vamos dar um pequeno exemplo para explicarmos o que é o Censo. Se você tem uma empresa, fatalmente precisa saber tudo o que acontece nela e como anda cada setor a fim de identificar se existe algum problema de acordo com esses dados.
Com isso, saberá se precisa de mais funcionários, mais maquinários, se alguém está produzindo menos do que deveria, entre outras avaliações. Dessa forma, você poderá fazer algo a respeito e resolver os problemas existentes. No mundo empresarial você pode contar com a Impulso Beta, Consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, mas quando o assunto engloba o país todo, o Censo é o mais indicado.
Basicamente, a ideia do Censo é fazer uma pesquisa gigantesca para saber tudo o que existe para se tomar conhecimento sobre a população, como o número de pessoas, quantas pessoas existem de cada cor, gênero, sexualidade, como elas vivem, quais são as suas realidades, entre outros.
Essa pesquisa é importante por vários motivos, já que no Brasil temos o problema das limitações e restrições, e muitos acham que a sua realidade é a mesma realidade para todos.
Esse tipo de comportamento pode gerar impressões equivocadas como o fato de que existem muitos brasileiros que passam fome, por exemplo, como acontece em vários outros países.
Sabemos que a situação não está bem para todos os brasileiros, e que muitas pessoas ao seu redor estão vivendo uma realidade diferente da sua, sendo que no Brasil existem cerca de 33 milhões de pessoas passando fome, estatística que dobrou em menos de dois anos, levando-se em consideração o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O objetivo do Censo
Com isso, conseguimos saber exatamente qual é o objetivo do Censo, ou seja, ele visa passar essas informações para que possamos ter um conhecimento mais amplo de como está a situação do nosso país de um modo geral.
Podemos usar o Censo para nos conscientizarmos sobre todos os tipos de causa, e isso fará com que tenhamos uma melhor visão do que acontece de fato e assim trabalharmos mais a empatia.
No entanto, o objetivo principal do Censo também é levantar estatísticas para auxiliar o trabalho do governo. O Censo ajuda o poder público a saber onde existe mais vulnerabilidade social e problemas que precisam ser resolvidos pelo governo.
Como já dito antes, se uma empresa sente que precisa arrumar algo internamente, ela pode contratar uma consultoria em gestão da diversidade para que seja implantada uma Gestão e Metodologia de Mudança, e certamente ela ajudará a encontrar situações que precisam ser melhoradas, como uma gestão diferenciada, a manutenção de alguma equipe, entre outras.
Quando existe um grupo de pessoas que sofrem mais que outras, segundo estatística do Censo, é ali que o governo passa a criar algumas leis que terão como objetivo sanar esse problema, como por exemplo, a Lei do feminicídio.
Contudo, algumas pessoas podem se perguntar o porquê de existir uma lei específica para o assassinato de mulheres, já que a lei do homicídio serve para todos. Porém, com pesquisas e levantamentos de dados, percebeu-se que existia um alto padrão em morte de mulheres.
Ou seja, mulheres sendo mortas por maridos, namorados ou por pessoas que as matavam pelo fato de simplesmente serem mulheres. Esse número cresceu de uma forma assustadora, a ponto de se criar uma lei específica para lidar com esse tipo de crime.
Essa lei tem contribuído para que criminosos sejam levados à justiça e portanto devidamente punidos, inclusive com agravantes, mostrando a importância desse tipo de lei no nosso país.
Portanto, o Censo contribui muito para que o país passe a enxergar problemas que de outra maneira não seriam vistos. Esse conhecimento dá às autoridades a oportunidade de fazer com que problemas sejam resolvidos da melhor forma possível, não permitindo que grupos isolados sejam excluídos.