Em pleno século XXI, a psicoterapia ainda é tratada como um tabu pela sociedade. E por mais inacreditável que essa afirmação possa parecer, é uma realidade bem intensa, a qual muitas pessoas parecem não fazer questão nenhuma de tentar mudar.
O maior problema é que muitas pessoas não entendem o que é psicologia e nem o que é a psicoterapia, o que as faz continuar com aquele pensamento arcaico de que “terapia é coisa de gente louca”.
Por conta de todo esse tabu e preconceito que existe em torno da psicologia e da psicoterapia, muitas pessoas que estão sofrendo ou com problemas reais, deixam de procurar a ajuda médica necessária e acabam ficando cada vez mais doentes. Apenas pelo medo de sofrerem preconceito.
Como a psicoterapia ainda é tratada como um tabu pela sociedade, algumas vezes fica ainda mais difícil ajudar essas pessoas que precisam de ajuda terapêutica. Todavia, é importante ressaltar que a psicoterapia não é algo apenas para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade ou outras doenças mentais.
A psicoterapia também pode ajudar a melhorar a vida de todas as pessoas, pois conversar com um profissional sobre o dia, sobre a semana, estresse e problemas, pode aliviar muito a carga emocional, o que garante uma vida muito melhor para o indivíduo e para as pessoas que estão ao seu redor.
Mas por que a psicoterapia ainda é tratada como um tabu pela sociedade?
Para entender melhor o porquê disso, é preciso entender o conceito da palavra tabu. “Tabu” é um termo utilizado para falar sobre um assunto que não se deve falar ou que não se pode falar.
Dito isso, o grande problema da sociedade é que ela ainda enxerga o trabalho dos psicólogos, psiquiatras e psicoteraputas, como um trabalho de gente “louca”. O que não é nem um pouco verdade.
Esse pensamento ainda toma conta de grande parte da sociedade porque, há muito anos atrás, os médicos relacionados à saúde mental realmente só eram procurados por famílias de pessoas que possuíam graves problemas e transtornos mentais.
Esse fato histórico é realmente marcante, o que faz com que as pessoas com pensamentos mais arcaicos ainda enxerguem os médicos da saúde mental e as pessoas que os procuram, como sendo loucos.
E quem pensa que apenas a psicoterapia ainda é tratada como um tabu pela sociedade, precisa saber que muitos também tratam a loucura como um tabu. Visto que esses tipos de pessoas consideram “loucas” aquelas que vão contra o padrão de “normal” que a própria sociedade estabelece.
Mas o que é ser normal? O conceito de normal varia muito de uma pessoa para outra ou, até mesmo, de uma família para outra. Pois todos são diferentes. O mundo é uma grande diversidade, e essa diversidade precisa ser respeitada para que o conceito de “normal” mude e todas as pessoas sejam respeitadas da forma que são.
A psicoterapia é indicada para quais pessoas?
Não existe um tipo de pessoa específica que deva fazer psicoterapia. Pois como já mencionado anteriormente, a psicoterapia faz bem para todos, não apenas para aqueles que possuem alguma doença ou transtorno mental.
Sendo assim, a psicoterapia é indicada para todos, pois ela tem o poder de ajudar a melhorar a saúde mental, emocional e social de todas as pessoas, independente do fato de acreditarem no poder da psicologia ou não.
Conversar com um profissional a respeito das questões do dia a dia, sobre a família, amigos, parceiros românticos, frustrações e alegrias, alivia muito a carga emocional e a carga da alma, o que permite que a pessoa se sinta bem mais leve, e até mesmo com a mente descansada.
Afinal, ela não precisa mais encarar o mundo sozinha, não precisa mais pensar sozinha a respeito de seus problemas e pode dividir toda a carga que carrega com uma pessoa que, além de entender e escutar, irá ajudá-la sem qualquer julgamento.
Psicoterapia: é hora de desfazer esse tabu.
Como pôde ser observado no decorrer deste artigo, a psicoterapia ainda é tratada como um tabu pela sociedade, mas essa não é uma realidade imutável. Existem muitos programas hoje em dia que têm como foco principal, ajudar as pessoas a mudar esse pensamento a respeito dos profissionais da saúde.
Além do mais, não há melhor maneira de mudar esse conceito sobre a psicoterapia, se não indo até um bom psicólogo, como os que atuam no SAMOC e comprovando por si mesmo que a psicoterapia realmente ajuda e garante para a pessoa uma vida muito melhor.
Sendo assim, agora que já foi explicado porque a psicoterapia ainda é tratada como um tabu pela sociedade, dar o primeiro passo de ir até um psicólogo para comprovar que a terapia realmente é capaz de melhorar a qualidade de vida, pode ser o que faltava para mudar a visão que a sociedade tem a respeito deste assunto.