Programa IST/Aids realiza teste rápido em ação de prevenção para o Carnaval
2 mins read

Programa IST/Aids realiza teste rápido em ação de prevenção para o Carnaval

Em parceria com a RNP +, atividades acontecem de 14 a 17 de fevereiro na Praça Tubal Vilela, Entidade Assistencial Capajá e na sede da RNP

Os profissionais da saúde doAmbulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza (IST/Aids), em parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ Aids (RNP+), intensificam, a partir desta terça-feira (14), as atividades de orientação, prevenção e conscientização à população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. A ação é feita às vésperas das festas de Carnaval para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança.

As atividades acontecem de 14 a 17 de fevereiro com realização de teste rápido para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção e cuidados após exposições de risco.

Nos dias 14 e 15, os profissionais do ambulatório estarão na Praça Tubal Vilela, das 12h às 16h. No dia 16, a atividades acontecem na Entidade Assistencial Capajá, a partir das 13h30. Já no dia 17, a equipe estará na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ Aids (RNP+), das 13h30 às 16h30.    

De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a reflexão sobre o tema nesta época do ano é fundamental. “O carnaval é um período de festa, na qual as pessoas estão mais abertas para se relacionar. Além do mais, esse é o primeiro carnaval após a pandemia, por isso é importante reforçar para que a população não se descuide e que curta o feriado com orientação sobre as formas de prevenção”, destacou.

Para realizar o teste, basta apresentar um documento com foto, e o resultado sai entre 15 e 20 minutos. Os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.

A coordenadora também pontuou que as pessoas que tiveram relação sexual desprotegidas realizem os testes rápidos. “Além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Ter o diagnóstico precoce é fundamental para evitar outras transmissões, além de receber tratamento adequado.”

Confira os horários e locais das ações:

·         14 e 15/2 – Praça Tubal Vilela

            Horário: das 12h às 16h

·         16/2 – Entidade Assistencial Capajá

       Local: Rua Serra Gradaus, 467 – B.: Seringueiras, a partir das 13h30

·         17/2 – Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ Aids (RNP)

             Local: Rua Ya Nasso, 376 – B.: Bairro Planalto

Mais informações: (34) 3215-2444

Deixe uma resposta