InícioCIDADESPrefeitura vai beneficiar 3,2 mil crianças de escolas públicas com programa de...

Prefeitura vai beneficiar 3,2 mil crianças de escolas públicas com programa de consultas, exames e fornecimento de óculos

Desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o ‘Vem Ver’ tem como foco a saúde ocular infantil e vai contemplar crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos, matriculadas nas redes municipal e estadual de ensino de Uberlândia; os atendimentos e fornecimento de óculos, conforme a necessidade

O prefeito Paulo Sérgio lançou, nesta quarta-feira (22), o programa focado na saúde ocular infantil “Vem Ver”. A iniciativa, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca atender crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos, regularmente matriculadas nas escolas das redes municipal e estadual de ensino do município. A expectativa é beneficiar, de forma imediata, até 3,2 mil alunos com uma linha de cuidados, que vai desde a consulta e exames até o fornecimento de óculos, caso necessário.

“Ao darmos início a essa mobilização, favorecemos a saúde visual de nossas crianças. Temos a oportunidade de impactar positivamente no desempenho escolar e na qualidade de vida dos alunos, reforçando o compromisso com a saúde pública e possibilitando acesso a serviços oftalmológicos. Também é uma forma de promovermos inclusão social e evitar a evasão escolar infantil, assegurando igualdade de oportunidades para o pleno desenvolvimento dos estudantes”, destaca o prefeito Paulo Sérgio.

Critérios de atendimento

Após passar por avaliação clínica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a criança será encaminhada para atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM). No local, será feita a prescrição adequada para a devida correção visual do paciente.

Valter de Paula/Secretaria de Comunicação

Serão atendidos os alunos que estejam dentro de ao menos dois dos seguintes critérios:

·         Ser, obrigatoriamente, estudante da rede municipal ou estadual de ensino;

·         Ser membro de família com renda per capita de até meio (1/2) salário mínimo;

·         Ser membro de família cadastrada em programa social (BPC, Bolsa Família, entre outros);

·         Ser membro de família residente em área de vulnerabilidade social (assentamentos, favelas, entre outros).

A campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde ofertará, em média, até 1.040 consultas mensais. Hoje, o município conta com 2.524 crianças cadastradas na fila de espera por consultas oftalmológicas. O “Vem Ver” representa mais uma ação de cuidado e prevenção oferecida pela Prefeitura de Uberlândia. Na semana passada, o prefeito Paulo Sérgio anunciou o mutirão “Olhos nos Olhos”, que oportunizará 15 mil atendimentos à população.

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos
Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.
VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

Mais lidas