Na praça Morum Bernardino, moradores poderão trocar objetos descartados, como pneus velhos e lonas, por caixas de leite; paralelamente a essa ação, todo o setor Oeste de Uberlândia será contemplado com o ‘Sabadão da Saúde’, que viabilizará consultas médicas em 20 unidades de saúde da região entre 7h e 13h
Sábado (17) é dia de ação especial em prol da Saúde no setor Oeste de Uberlândia. Enquanto, no bairro Canaã, agentes de endemias vão percorrer as casas orientando e combatendo focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, as 20 unidades de todos os bairros da região estarão abertas para consultas das 7h às 13h, como parte da ação “Sabadão da Saúde”.
No Canaã, profissionais do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes estarão na Praça Morum Bernardino com trabalho de conscientização sobre as formas e a importância de combate ao mosquito. Haverá também a troca de litros de leite por objetos que são possíveis criadouros, como pneus, móveis, vasilhas, entre outros. Para cada tipo de material entregue pela comunidade será concedida uma quantidade específica de leite. Serão disponibilizados 2.500 litros de leite e os critérios de troca estarão disponíveis no local.
Além disso, os agentes farão monitoramento aéreo com drone para identificação e eliminação de criadouros e focos. O termonebulizador (fumacê) passará pelas vias do bairro para eliminar mosquitos em fase adulta.
“Sabadão da Saúde”
Lançado na última quarta-feira (15), o “Sabadão da Saúde” é uma iniciativa inédita que visa proporcionar um acesso mais rápido aos atendimentos médicos e ampliar a oferta de serviços de saúde. Na programação, todas as unidades básicas de saúde do setor Oeste estarão abertas neste sábado, das 7h às 13h. Serão ofertadas, aproximadamente, 1.200 consultas médicas em clínica geral.
“As unidades básicas de saúde desempenham um papel essencial na promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo dos pacientes. Ter esse acesso ampliado permite uma melhor qualidade de vida ao usuário e ajuda a reduzir, no futuro, agravamento da saúde e internações hospitalares, além de diminuir as filas de espera”, disse o prefeito.
Ao todo, são 20 unidades básicas de saúde no setor Oeste que estarão abertas, incluindo as ambulatoriais das unidades de atendimento integrado (UAIs) Planalto e Luizote. As unidades que contemplam este setor bem como os endereços de cada uma estão no Portal da Prefeitura.
“Nosso intuito com esta ação é de facilitar o acesso ao atendimento. As equipes já entrarão em contato com as pessoas que aguardam por atendimento para agendar as consultas em clínica geral para este sábado. É possível ainda que os moradores do setor Oeste também procurem sua unidade de referência para garantir essa agenda”, explicou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.