Uberlândia acaba de alcançar um novo marco na infraestrutura de abastecimento de água. A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), concluiu a interligação dos três sistemas de captação da cidade: Capim Branco, Sucupira e Bom Jardim. Com essa intervenção, a gestão municipal chega ao ápice do grande projeto de segurança hídrica da cidade, que culminou com a inauguração, em agosto de 2021, do Complexo Produtor de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro – Sistema Capim Branco.
“O que estamos garantindo aqui é algo de extrema importância para o serviço prestado à nossa população, que é ampliar a nossa capacidade de realizar manobras hídricas, reduzindo muito a necessidade de interrupções no serviço em caso de algum problema na rede. Um exemplo: até então, o abastecimento de bairros como Luizote de Freitas, Jardim Canaã, Santo Inácio e Jardim Europa dependiam exclusivamente do sistema Bom Jardim; agora, vamos poder contar com as estações de tratamento de água (ETAs) Capim Branco e Sucupira para atender essa região, que é a Oeste”, explicou o diretor da autarquia, Renato Rezende.
Para interligar a adutora de transferência dos sistemas Capim Branco e Sucupira ao sistema Bom Jardim, 4,9 km de canalizações foram instalados entre a Elevatória do Custódio Pereira e a praça Dr. Ney Hugo de Alencar, no Santa Maria. Foram instaladas também válvulas para realização das manobras de controle hídrico, que podem fazer o sistema de reversão, com a água saindo de Capim Branco e chegando à ETA Bom Jardim.
Shopping Park
Em paralelo a essas melhorias, o departamento realizou a interligação de duas adutoras no bairro Shopping Park. A nova rede possui 700 metros de extensão, entre a avenida Nicomedes Alves dos Santos e avenida Senador Eliseu Rezende, com tubulações de 200 milímetros de diâmetro, para aumentar a qualidade do abastecimento de água aos moradores da região.