Seguindo a agenda em Brasília (DF), o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, e o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, estiveram, nesta quarta-feira (12), reunidos no Ministério da Saúde com o Secretário Adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior, para discutir o estudo e a viabilização da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Uberlândia.
Recentemente, o prefeito anunciou que autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a iniciar estudo de viabilidade técnica para a implantação dos serviços em Uberlândia, sem que haja a descontinuidade de qualquer serviço de saúde no município.
Durante a reunião, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, apresentou a proposta de viabilização das UPAs e de viaturas para a cidade, além de outras unidades para garantir a implementação. “A reunião foi produtiva na qual demos mais um passo para o estudo da viabilização do projeto. O Ministério da Saúde informou que disponibilizaria quatro viaturas de suporte avançado e 14 de suporte básico, além de outras estruturas para garantir o atendimento”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.
Dentre as unidades propostas pela SAES ao Município estão ainda uma policlínica com centro de especialidades, além da possibilidade de três novos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – dois Infantojuvenil e um Álcool e Droga (Ad) – por intermédio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ainda durante a reunião, também foi debatido a habilitação de 14 novos leitos para o anexo do Hospital Municipal (antigo Santa Catarina). “Esses leitos estão prontos para serem liberados. Estamos aguardando apenas a dotação orçamentária para que entrem em funcionamento. A liberação deste recurso é fundamental para garantir que a cidade continue atendendo com excelência a população”, finalizou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.