Existem muitos dados sobre o ciclismo no país que são bem interessantes, ainda que a maioria das pessoas só use a bicicleta porque precisa emagrecer e quer perder peso de maneira mais rápida. Ou será que isso não é verdade? Sem dúvidas, essa é uma das percepções sobre quem usa uma bike no dia a dia, mas será que os dados comprovam essa percepção?

É importante conhecer as informações e dados para ter uma visão realista sobre o cenário do ciclismo no Brasil. Será que andar de bicicleta é algo seguro ou não? Quem costuma andar de bike: os mais velhos ou mais jovens? Qual a principal motivação para usar a bicicleta? Será que é emagrecer mesmo ou será que existe outro motivo por trás disso?

É o que vamos ver a seguir. Para isso, conheça alguns dados sobre o ciclismo no país que são muito interessantes!

5 dados sobre o ciclismo no país

1. 70 milhões de bicicletas

Responda rápido: quantas bicicletas você acha que existem no país? Bom, você viu na linha anterior que são 70 milhões, então essa resposta não vale! Mas seja sincero: você imaginou que eram tantas?

Atualmente, temos cerca de 50 milhões de carros normais, desses que você vê na rua, como o Chevrolet Onix, o Ford Ka ou o Hyundai HB20. Parecem muito mais do que as bicicletas, não é mesmo?

O que acontece é que os carros ocupam muito mais espaço, mas não são maioria. Número por número, as bicicletas existem em maior quantidade e, por isso, poderiam ter mais recursos e benefícios na organização urbana das cidades, mas ainda são negligenciadas e mal há ciclovias de qualidade nas principais cidades do país.

2. 13 mil ciclistas morreram

Um dos dados sobre o ciclismo no país que são mais preocupantes é a quantidade de mortes que tivemos nos últimos anos. Nos últimos 10 anos, foram cerca de 13 mil ciclistas mortos nas suas atividades como ciclistas, ou seja, andando de bicicleta nas ruas e estradas do país.

Isso é o equivalente a 1,3 mil mortes por ano, o que dá algo como 3,5 mortes de ciclistas por dia. Ou seja, a cada 2 dias, sabemos que 7 ciclistas vão morrer. É péssimo, não é mesmo? É horrível.

Muitas dessas mortes são causadas pura e simplesmente por falta de atenção dos outros motoristas ou desrespeito pelos ciclistas. Muitos motoristas de carros acreditam que as ruas e estradas são feitas só para eles e, infelizmente, causam acidentes que têm consequências fatais para quem está em uma bicicleta. É imperativo que existam ações que reduzam esses números nos próximos anos.

3. Quase 60% usam bicicletas diariamente

Dentre todas as pessoas que têm uma bicicleta em casa, cerca de 60% delas as utilizam praticamente diariamente. Cerca de 28% de todos os ciclistas usam as bicicletas todos os dias e 31% as utilizam pelo menos cinco vezes por semana, completando 59% de uso de segunda a sexta. Ou seja, 6 em cada 10 pessoas com bicicleta praticamente as usam todos os dias úteis da semana.

Existem muitos fatores para isso e falaremos sobre eles a seguir, mas basicamente a ideia é que a bicicleta é um meio de transporte para as pessoas e elas as utilizam para ir trabalhar, sair, ir comprar pão ou supermercado. Enfim, fazer as tarefas do dia a dia.

4. 1 em 3 ciclistas têm menos de 35 anos

Dentre todos os ciclistas do país, cerca de 34%, ou seja, pouco mais de 1 em cada 3, têm menos de 35 anos, ficando com idade entre 25 e 34 anos. O segundo maior grupo etário dentro dos ciclistas são os de 35 a 44 anos, que compõem 24% de todos os entrevistados, com os ciclistas de 45 a 54 anos correspondendo a 14%. Os outros 28% correspondem a crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos, todos juntos.

5. Custo é o principal fator para usar bicicleta

Por fim, o principal fator que move as pessoas a usar a bicicleta é o seu baixo custo. Como dito, ela é um meio de transporte e é muito mais barata do que um carro ou transporte público. Pense, por exemplo, na gasolina a R$7,00 o litro. Alguém que ande 20.000 quilômetros por ano e cujo carro faz 10 km/l, precisaria de 2.000 litros, o que equivaleria a R$ 14.000,00 no ano. Ou seja, mais de R$ 1.000,00 por mês só de combustível. É muito caro!

Pronto! Agora que você já viu esses dados sobre o ciclismo no país, é hora de entender melhor o que o setor é e como ele é composto no momento. Deu para perceber que, de fato, o ciclismo no Brasil é algo mais para jovens, mas com grande potencial de crescimento. Para isso, no entanto, é vital garantir maior proteção das pessoas que andam de bicicleta, já que a taxa de mortalidade é muito alta.

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