O Governo de Minas agradece o trabalho exitoso de Simone Deoud Siqueira, que chefiou e liderou a reestruturação da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) na atual gestão. Os avanços dos níveis de transparência, accountability e compliance alcançados pelo órgão renderam a Minas o reconhecimento internacional das boas práticas de gestão.
“Sob a liderança de Simone, a OGE se consolidou como órgão de controle social no estado. E o mais importante é que a Ouvidoria se tornou mais acessível, aproximando o Estado do cidadão, conforme o nosso propósito de garantir uma gestão transparente, ética e aliada dos mineiros. Agradeço o brilhante serviço desempenhado pela Simone”, ressaltou o governador Romeu Zema, que desejou sucesso a nova ouvidora-geral, Gabriela Câmara Campos Bernardes Siqueira, então adjunta de Simone.
Com o novo modelo de inteligência e governança, a OGE foi condecorada com a premiação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2023, como uma das três melhores iniciativas no eixo “Acompanhamento e Avaliação”, concorrendo com países da América Latina e do Caribe. Além de várias outras premiações como o Prêmio Ouvidoria Brasil 2020, da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec), e o Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias e da Controladoria Geral da União (CGU).
A transformação organizacional também fortaleceu os trabalhos de prevenção e combate ao assédio moral e sexual, de proteção Ambiental, de Saúde, entre outras questões prioritárias para o Governo.
Entre as ações que impactaram a vida do cidadão com melhorias dos serviços prestados na gestão de Simone está o projeto BEL para mais celeridade. A assistente virtual está disponível 24 horas por dia para as pessoas que precisam registrar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio sobre os serviços estaduais pelo número de WhatsApp (31) 3915-2022. Outra ação é a Ouvidoria Móvel. Em um ônibus, o órgão leva os serviços da OGE para pontos estratégicos de municípios, como praças e eventos com grande fluxo de pessoas.