Você deve colocar palavras-chave na sua URL, título da página, meta descrição, subtítulos e ao longo de todo o conteúdo. Isso vai ajudar a fazer com que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa.
A melhor estratégia quando se trata de uso de palavras-chave é se concentrar em uma palavra-chave principal por página e trabalhar termos secundários.
Mas se você já escolheu suas palavras-chaves e não faz ideia de onde colocá-las no seu site, vale a pena conferir o pequeno guia que preparamos para você!
Onde colocar palavras-chave no seu site?
Você já deve saber da importância das palavras-chaves, mas não faz a mínima ideia de onde colocar.
Após você ter selecionado suas palavras-chave, que correspondem às pesquisas para posicionar seu site no Google, é necessário saber onde colocar palavras-chave no site.
Por isso, confira, a seguir, os locais mais estratégicos para colocar as palavras-chave:
URL das páginas
A URL é o endereço de uma página, e as melhores URLs dão aos internautas e ao Google uma ideia sobre o conteúdo daquela página.
A dica é torná-las mais descritivas, e remover números e letras. Por exemplo, ao invés de sua URL ser 123ebookgratis, você deve usar baixar ebook grátis, dessa forma, você já mostra do que se trata a sua página.
A melhor estratégia é manter curtas as URLs e não incluir mais de uma ou duas palavras-chave, de maneira a dar um sentido para os visitantes.
Título
O título da página deve indicar o assunto principal de sua página. E permite ao Google e aos internautas saber sobre o que contém na página.
O melhor método de escrever o título é utilizar a palavra-chave da sua página.
Além disso, só tome cuidado com o tamanho da palavra-chave, a fim de evitar que o título da sua página não seja cortado nos resultados de pesquisa dos dispositivos móveis, já que as telas são menores.
E lembre-se de que o título deve ser o mais atrativo possível, afinal, é o primeiro elemento que o internauta vê na hora das suas pesquisas.
Meta descrição
O próximo local para colocar palavras-chave para ajudar no posicionamento do seu site é na meta descrição.
Embora a meta descrição não seja utilizada como um critério de ranqueamento, ela pode ajudar o Google a determinar a pertinência do seu conteúdo em função do que os internautas pesquisam.
É essencial utilizar boas palavras-chave, que devem estar relacionadas ao conteúdo que os internautas encontrarão ao clicar.
H1, H2, H3…
De um ponto de vista técnico, os subtítulos são representados por H1, H2, H3…
O objetivo dos subtítulos é estruturar o conteúdo, ajudando a percorrer seu conteúdo em um golpe de vista, oferecendo aos olhos dos leitores um lugar onde devem fazer uma pausa.
No caso das palavras-chave, você deve utilizá-las pelo menos em um dos seus subtítulos.
Conteúdo
Um dos locais mais importantes para otimizar a utilização das palavras-chave é no seu conteúdo, pois se trata de um dos principais fatores de ranqueamento.
No entanto, é essencial fazer do jeito certo. Uma má utilização das palavras-chave pode, na realidade, colocar por água abaixo o seu posicionamento.
Um outro ponto que você deve prestar atenção é quanto à densidade de palavras-chave, caso contrário, seu site pode ser penalizado.
Se a sua palavra-chave principal for comprar notebook barato, a densidade deve ser de 1%, contando título, subtítulos e conteúdo.
Portanto, use a palavra-chave com bom senso e da forma mais natural possível!
A dica é utilizar a palavra-chave principal nas duas primeiras frases, ou pelo menos no primeiro parágrafo.
Em seguida, utilize essa palavra-chave mais suas variantes ao longo de todo o conteúdo.
As imagens
Saiba que as imagens também são indexadas pelo Google, o que é uma outra maneira para os internautas encontrarem seu site.
Mas como e onde utilizar palavras-chave para a otimização das imagens?
- Garanta que as imagens sejam pertinentes com seu conteúdo;
- Utilize palavras-chave nos títulos das imagens;
- Insira a palavra-chave principal na descrição da imagem.
Agora que você já aprendeu onde colocar palavras-chave no seu site, lembre-se apenas de seguir todas as dicas passadas aqui, pois é isso que vai fazer com que seu site apareça no Top 5 do Google.