Inaugurada em julho de 1973, a empresa com sede em Jacareí (SP) deu início à transformação da granalha de aço carbono no mercado industrial brasileiro

Inaugurada em Jacareí (SP) em julho de 1973, a empresa francesa Winoa, líder mundial em abrasivos de aço, está completando este ano 50 anos de atuação no Brasil. Um dos maiores fabricantes de granalha de aço carbono do país, a Winoa tem capacidade para atender qualquer necessidade de jateamento de seus clientes, principalmente de limpeza, desarenamento, shot peening e descalcificação.

“Nesta jornada de 50 anos sempre acreditamos no futuro da indústria no Brasil e, contando com o suporte tecnológico e financeiro da matriz francesa, já investimos mais de R$ 100 milhões de reais em nossas instalações industriais no Brasil”, garantiu o diretor-geral da empresa, Klaus Scherer.

Número um no mundo em abrasivos de aço, a Winoa possui dez fábricas em quatro continentes que atendem mais de 10 mil clientes no mundo. São mais de 15 milhões de toneladas produzidas desde 1961. A empresa francesa conta com seis centros de testes e pesquisa, 240 agentes e distribuidoras que atendem mais de 120 países e 850 colaboradores pelo mundo.

Com as três unidades de negócio, W Abrasives, W Care e W Tech, a Winoa Brasil é a responsável pelo início da transformação da utilização da granalha de aço carbono no mercado industrial brasileiro. A empresa desenvolve inúmeros tipos de materiais para diversas aplicabilidades no mercado metal-mecânico e indústrias de base como, siderúrgicas, fundições, forjaria e indústria automobilística. É também pioneira no desenvolvimento e utilização da granalha de aço em fosqueamento de cilindros e no processo de Shot Peening. Tudo seguindo como base nos mais altos padrões internacionais. Entre os seus clientes, destacam-se indústrias grandes nacionais e multinacionais como, WHB, Gerdau, Schulz, Randon e Thyssenkrupp entre outras.

A fábrica de Jacareí conta com um Tech Center, o qual proporciona aos clientes a possibilidade de realizações de simulações reais, visando desenvolver o melhor processo para a aplicação de cada cliente. Esse Tech Center foi inaugurado em 1998 e é equipado com quatro máquinas de diferentes tipos que conseguem assim simular ambientes reais de produção. Desta maneira o cliente não precisa interromper o seu processo e consegue minimizar qualquer risco de aplicação.

Prêmios e certificações

A qualidade do serviço e produtos entregues pela Winoa Brasil é reconhecida e premiada. Entre as certificações conquistadas ao longo destes 50 anos de atuação no país, o diretor-geral da empresa, Klaus Scherer, destaca a certificação internacional ISO 14001, em conformidade com altos padrões de conservação e proteção ambiental;  a ISO 9001, que reforça o compromisso da empresa com uma gestão da qualidade em seus produtos, processos e serviços;  a ISO 45001, de gestão da saúde e segurança ocupacional, um reconhecimento pelo compromisso com a segurança e a vida dos seus colaboradores.

Além destes certificados, a Winoa Brasil também recebeu o prêmio Great Place to Work, como a primeira indústria de abrasivos de aço no mundo a ser certificada por este selo. O Great Place to Work (GPTW) é um instituto global presente em mais de 45 países que analisa a visão dos profissionais em relação às empresas em que trabalham. Entre os aspectos avaliados estão, o clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidades de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores. “Essa conquista é consequência de nosso compromisso diário com o desenvolvimento e o bem-estar das nossas pessoas”, afirmou o diretor-geral da empresa, Klaus Scherer.

Compromisso ambiental

A Winoa oferece soluções de tratamento de superfície ecologicamente corretas e busca minimizar seus impactos ambientais. A utilização exclusiva de sucata de aço para a produção, a redução das necessidades de energia e consumíveis e o reuso dos resíduos gerados ao longo do ciclo de fabricação contribuem para este objetivo. Os abrasivos fabricados podem ser reutilizados milhares de vezes antes de serem refundidos.

“O grupo Winoa, pensando na sustentabilidade, estabeleceu a meta de reduzir a emissão de carbono no seu processo para zero até o ano 2050 em todas as suas unidades de produção no mundo”, explicou o diretor geral da empresa no Brasil, Klaus Scherer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui