Justiça Eleitoral promoverá entrega de diplomas aos eleitos em 2020
2 mins read

Justiça Eleitoral promoverá entrega de diplomas aos eleitos em 2020

Devido à pandemia do Covid-19 e sem a presença de convidados, uma solenidade rápida e objetiva será realizada na manhã desta quarta-feira, dia 16, no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, quando a Justiça Eleitoral da cidade fará a outorga de diplomas ao prefeito, vice-prefeito e os 27 vereadores eleitos no pleito do dia 15 de novembro, que assumirão seus mandatos no dia primeiro de janeiro de 2021.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo juiz de Direito, diretor do Foro Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critério do juiz.

O evento será conduzido pelo Dr. José Roberto Poiani, diretor do Foro Eleitoral de Uberlândia, e contará na mesa principal com as presenças do prefeito eleito Odelmo Leão; doo vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira e do presidente da Câmara Municipal, o vereador reeleito Ronaldo Tannús.

Também deverão estar presentes todos os juízes eleitorais, bem como os representantes do Ministério Público Eleitoral e a Juíza Diretora do Foro da Comarca, Dra. Maria Elisa Taglialena.

Os 54 vereadores suplentes, os três primeiros colocados abaixo dos eleitos, de cada um dos 18 partidos que terão representação na Câmara a partir de 2021, receberá seus diplomas a partir dos dois dias úteis seguintes a cerimônia de diplomação, no próprio cartório do Tribunal Regional Eleitoral.

Deixe uma resposta