Mirca Ocanhas, conhecida por sua trajetória como fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher, inclusive em tudo que se refere à gestação, parto e pós-parto, lançou, no dia 28 de março, no Lounge One Shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo, versão digital do Jornal da Grávida. Ela havia criado o veículo nos anos 1980, em versão impressa. 

A cantora e comunicadora Paulah Gauss abriu o evento, destacando: “O Jornal da Grávida surgiu da ideia de uma fisioterapeuta baiana, graduada em 1979, Mirca Ocanhas, uma jovem inquieta, sonhadora e inconformada com as diferenças sociais. Desde criança, morando em Salvador, na Bahia, ela conviveu com a realidade de pessoas em vulnerabilidade social”. 

Paulah lembrou que, aos 21 anos, Mirca iniciou a carreira acadêmica e foi designada para orientar estágio em Fisioterapia Respiratória no Hospital Santo Antonio, BA, criado e mantido pela incansável Irmã Dulce (anjo bom da Bahia), e que, naquela época, teve a honra e o privilégio de tê-la como paciente. “Sim, Mirca atendeu uma Santa, Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019, no Dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro”, revelou. 

Em seguida, Mirca observou que o lançamento do Jornal da Grávida digital é a realização de um sonho, a oportunidade de oferecer informações e ensinamentos inteiramente gratuitos às mulheres gestantes e no pós-parto. “A gravidez é um momento muito especial, no qual é necessário apoio e atenção. Por meio do Jornal da Grávida, quero contribuir para propagar conhecimento com muito acolhimento” 

A fisioterapeuta explicou que a nova mídia digital levará conteúdos sobre saúde e bem-estar, inclusive para mulheres em vulnerabilidade social (ávidas de informações), além de abordar assuntos que norteiam a maternidade com muito tabus e preconceitos: gravidez e deficiência; casais homoafetivos e violência obstétrica. 

Ainda de acordo com Mirca, o Jornal da Grávida digital terá oito blocos, com edições quinzenais, conteúdos nas editorias de saúde e bem-estar e com a participação de diversos parceiros (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas, gestantes, advogados, astrólogos e arquitetos, dentre outros). A veiculação será pelo YouTube e em outras plataformas digitais, como Instagram (jornaldagravida) e TikTok, além de contar com um site e blog próprio  (www.jornaldagrávida.com.br) e podcasts. A audiência também será estimulada a encaminhar suas perguntas e sugestões para que sejam respondidas em versões posteriores do jornal. 

Além de profissionais da área da saúde e bem-estar, estiveram presentes ao evento: Marly dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CPMD; Sandra Santos, presidente da Associação G-14 de Apoio aos Pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós-Pólio e conselheira do CMPD; Arlete Trindade, secretária da Associação G-14 e Conselheira Titular do CMPD; Elza Araújo, representando o Instituto Velho Amigo; Geyze Diniz, empresária referência em filantropia no país; Dra. Fátima Duarte, responsável pelo Programa Saúde da Adolescência da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Adriana Alves Anquier, atriz; Adriana de Castro, apresentadora e jornalista; Carlos Gancia, escritor; César Giobbi, jornalista; Flávia Santini, diretora no Grupo A Tribuna e Ricardo Viveiros, jornalista e escritor. 

Arlete Trindade aproveitou a ocasião e reforçou o propósito do Jornal da Grávida e sua missão no atual contexto social: “Sou mulher negra e com deficiência. Coloco-me no lugar das mulheres, gestantes e mães que não têm acesso às informações e cuidados com a saúde. Precisamos de mais Mircas Brasil afora, para nos dar a mão. Que bom é fazer parte desta corrente do bem”. 

Sobre Mirca Ocanhas 

Fisioterapeuta graduada pela Escola Bahiana de Medicina (BA), 1979; Mestre em Ciências da Saúde – Deptº de Neurologia Clínica – Setor de Investigação de doenças Neuromusculares – UNIFESP/EPM; Especialista em Saúde da Mulher. (ABRAFISM – SP); Especialização em Sexualidade Humana – USP, 2012; Especialização em Fisiologia do Exercício pela (Escola Paulista de Medicina) UNIFESP/EPM, 1987; Especialização em Reeducação Uroginecológica – Paris/ França;  Profª do Curso de Capacitação para profissionais de saúde no atendimento para pacientes com Síndrome Pós Poliomielite (SPP) – UNIFESP/EPM em parceria com o MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil); Profª convidada dos cursos de pós-graduação de diversas áreas: coloproctologia;  fisioterapia em ginecologia e obstetrícia; medicina esportiva; neurologia clínica; saúde da mulher;  uroginecologia; urologia; Diretora da clínica Mirca Fisioterapia e Bem-Estar. 

  Segue o link da 1a. edição do Jornal da Grávida:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui