Atividades online destacam curiosidades sobre esportes, destacando o Karatê e curiosidades em torno da Olimpíadas de Tóquio 2020
Como parte da programação da JapanHouseSão Paulo apresentada diariamente nas redes sociais oficiais da instituição, o projeto #JHSPONLINE aborda um conteúdo amplo sobre o Japão de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. Para a quinzena que se inicia em 19 de março, os assuntos abordados trazem tradições em torno do Karatê, e informações curiosas sobre esportes, as medalhas e a crescente participação feminina nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.
Marcados para acontecer este ano, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos destacam um viés sustentável do Japão. Sobre isso, no dia 19/03, o artigo ‘As medalhas de Tóquio 2020’ explica como as medalhas desta edição estão sendo produzidas utilizando material reciclado. Foram coletados dispositivos eletrônicos usados em todo o Japão, totalizando mais de 6 milhões de celulares, câmeras digitais, jogos eletrônicos e laptops. Ao todo, serão utilizados 30 kg de ouro, 4.000 kg de prata e 2.700 kg de bronze. Já em 22/03, ‘Tóquio 2020 representará recorde de participação feminina em uma Olimpíada’, destaca a participação feminina nessa edição, que terá 48,8% dos atletas mulheres, quase alcançando a meta de 50% do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na última edição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a presença foi de 45%.
No fim do mês, o Karatê, arte marcial milenar japonesa que vai debutar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, nas modalidades Kata e Kumite, preenche a programação em 29/03, com um artigo especial que destaca sua origem. Será possível conhecer melhor as principais características desse tradicional esporte japonês, desenvolvido no reino de Ryukyu, atual região de Okinawa, com influências do Kung Fu, arte da guerra chinesa, do Koryu, luta tradicional japonesa e das disciplinas guerreiras do Budō.
Confira abaixo a programação completa entre 19/03 e 29/03:
As medalhas de Tóquio 2020
Quando: 19 de março – Sexta-feira
Conteúdo: A sustentabilidade das medalhas feitas de celulares e laptops recicláveis
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo
Tóquio 2020 representará recorde de participação feminina em uma Olimpíada
Quando: 22 de março – Segunda-feira
Conteúdo: Destaca a participação feminina nessa edição, que terá 48,8% dos atletas mulheres, quase alcançando a meta de 50% do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo
Artigo: Karatê
Quando: 29 de março – Segunda-feira
Conteúdo: Asorigens e as principais características desse tradicional esporte japonês.
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.