Publicidade

Historicamente, o Natal é uma data relevante para quem deseja estar perto da família e dos amigos. Isso porque a data se tornou, para muitas pessoas, um momento de celebração, união e fraternidade.

Para os idosos, o Natal tende a ser ainda mais significativo. Como esse é um dos principais feriados do ano, é comum que a data seja escolhida para toda a família se reunir. Assim, filhos, netos, irmãos, sobrinhos e demais familiares costumam estar juntos nesse período — inclusive vindo de outras cidades, estados ou países.

Ítala Rocha, que é especialista em atendimento Home Care, nos conta que, as festas de fim de ano se tornam um momento de construir memórias e é comum que ela passe a ser, a cada ano, mais relevante para pessoas com mais de 60 anos.

O Natal em família tende a ter um significado extra para os idosos. Por isso, é preciso dar atenção a essa data para que eles não se sintam sozinhos, em especial nesse período de reflexões e celebrações.

Se o idoso passar o Natal sozinho, é possível que ele se sinta solitário e triste, explica Ítala Rocha, pois ela como profissional da saúde, sabe que se especialmente o idoso ele tiver boas lembranças de celebrações em família, viverá melhor e mais feliz. Todavia, dependendo da situação emocional, o idoso pode ficar mais propenso a desenvolver quadros de depressão e ansiedade ou mesmos doenças físicas.

“Isso pode afastá-lo do convívio social no restante do ano e até prejudicar sua saúde física — como por insônia ou falta de alimentação correta, devido ao estado de sua saúde mental.”, reforça Ítala Rocha.

Além de proteger a saúde emocional do idoso, passar o Natal com ele em família é fundamental para reforçar os vínculos. Assim, ele pode se sentir verdadeiramente amado, pois perceberá que existem pessoas que se importam com a companhia dele.

“Ainda, o Natal pode ser uma ótima oportunidade para idosos conviverem com gerações mais jovens. O contato com netos e bisnetos em diferentes fases da vida pode estimular as interações”, conclui Ítala Rocha.

Dependendo do caso, essa comunicação tende a auxiliar a cognição da pessoa mais velha. No geral, passar o Natal em família transmite mensagens de impacto — em especial, para os idosos.

Entre elas, estão a sensação de acolhimento, a empatia e o pertencimento ao convívio familiar.

Quer saber mais? Siga no Instagram: @italarocha2

Deixe uma resposta