Intercâmbios de curta duração: vantagens e desafios
6 mins read

Intercâmbios de curta duração: vantagens e desafios

Os intercâmbios de curta duração estão se tornando uma opção cada vez mais popular, para quem busca essa experiência sem o compromisso de ficar longos períodos fora de casa. E da mesma forma que tem várias vantagens, os intercâmbios de curta duração também podem ser cheios de desafios. 

E para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo explicando tudo que você precisa saber sobre esse tipo de intercâmbio.

Então, quer saber quais são as vantagens e os desafios dos intercâmbios de curta duração? É só continuar a sua leitura!

As vantagens dos intercâmbios de curta duração

São várias as vantagens dos intercâmbios de curta duração, mas separamos as principais delas para te ajudar a entender melhor sobre o assunto.

Mais flexibilidade

A primeira grande vantagem de um intercâmbio de curta duração é ser a opção com maior flexibilidade para quem quer estudar no exterior, mas tem pouco tempo para fazer isso. 

Com programas a partir de duas semanas, esse tipo de intercâmbio é a opção ideal para, por exemplo, aproveitar suas férias da faculdade ou do trabalho. 

Permite experimentar uma nova cultura

A segunda grande vantagem de um intercâmbio de curta duração é ser uma opção que permite que o intercambista experimente uma nova cultura sem precisar se envolver muito. Ou seja, é a melhor opção para quando você não sabe se vai gostar ou não do destino escolhido para o seu intercâmbio.

Além disso, você também pode fazer intercâmbios de curta duração para conhecer vários destinos diferentes e experimentar diversas culturas diferentes!

Ótimo custo-benefício

A terceira grande vantagem dos intercâmbios de curta duração é o ótimo custo-benefício que essa opção oferece quando comparada a intercâmbios de longa duração.

Por se tratar de menos tempo de viagem e cursos de menor duração, esses intercâmbios são bem mais acessíveis e permitem que mesmo aqueles com um orçamento limitado consigam viver essa experiência incrível.

Cursos mais intensivos

A quarta vantagem dos intercâmbios de curta duração é que você pode escolher cursos de idiomas mais intensivos para aproveitar literalmente cada minuto do seu intercâmbio. Por exemplo, em cursos mais intensivos, o aluno tem aulas de idiomas por mais tempo ao longo do dia, o que permite um aprendizado muito mais completo.

Ou seja, é a opção ideal para quem quer aprender inglês para se preparar para uma vaga de trabalho ou se preparar para os exames de proficiência no idioma.

Os desafios dos intercâmbios de curta duração

Mesmo sendo uma opção cheia de vantagens, os intercâmbios de curta duração também podem ter alguns desafios. E para te ajudar a entender mais sobre o assunto, vamos explicar sobre cada um deles abaixo.

Dificuldade de adaptação

O primeiro desafio dos intercâmbios de curta duração é que você tem pouco tempo para se adaptar ao local e ao idioma. Ou seja, pode não ser possível aprender tudo que você queria sobre aquele local e não conhecer vários dos lugares que você queria visitar.

Além disso, é muito provável que os intercambistas de primeira viagem experimentem uma condição conhecida como choque cultural, o que dificulta a ainda mais a adaptação ao novo ambiente. E nesses casos, o choque cultural prejudica a experiência e o intercambista acaba o intercâmbio sem aproveitar tudo que poderia. 

Oportunidades limitadas

O segundo desafio dos intercâmbios de curta duração é que, se tratando de um tempo tão limitado, as oportunidades também são limitadas. Ou seja, em muitos casos vai ser bem difícil realmente se conectar com alguém o suficiente para conversar sobre coisas mais profundas do que o tempo.

Além disso, por se tratar de intercâmbios de curta duração, muitas vezes o intercambista é proibido de fazer estágios, mesmo nas horas vagas do curso, o que pode não ser a melhor opção para quem quer fazer um intercâmbio para ganhar experiência de trabalho.

Experiência menos imersiva

Com cursos de idiomas mais intensos, os intercâmbios de curta duração podem acabar se tornando uma experiência menos imersiva, uma vez que o aluno passa a maior parte do dia dentro de uma sala de aula.

Agora você já sabe quais são as vantagens e os desafios de um intercâmbio de curta duração. Então que tal pesquisar qual a melhor opção de intercâmbio para começar a planejar o seu agora mesmo?

A EF Education First se destaca no mercado há mais de 60 anos, oferecendo cursos imersivos em mais de 50 destinos ao redor do mundo, com uma metodologia interativa, professores altamente qualificados e um ambiente de aprendizado dinâmico que favorece o progresso rápido e eficaz. 

Seja para impulsionar a carreira, ganhar confiança ao se comunicar em outro idioma ou simplesmente viver uma experiência transformadora, a EF tem a estrutura e o suporte necessários para tornar seu intercâmbio inesquecível. 

Escolha o destino ideal para o seu intercâmbio de curta duração e comece a planejar essa experiência incrível!

Deixe uma resposta