Uma nova rodada do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi iniciada, nesta quinta-feira (21/11), em Florianópolis (SC). A capital catarinense sedia a 12ª edição do encontro, que reúne governadores e secretários públicos dos sete estados das duas regiões: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Idealizador do Cosud, o governador Romeu Zema aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância do consórcio e destacou, em sua mensagem de abertura, a importância de se focar em ações efetivas para a segurança pública, tema que deve ser tratado com mais seriedade por gestores de todo o país.
“É uma satisfação enorme ver que o nosso Cosud está avançando. Formalizamos recentemente a instituição, que passou a ter CNPJ, com personalidade jurídica”, disse o governador de Minas.
“Agora, nós precisamos avançar na pauta da segurança pública. Parece que passamos a viver num país de intermináveis debates sobre o crime organizado, que não levam a lugar nenhum. E nós sabemos que, sem ação, não se resolve nada. Por isso fizemos o Cosud: para formalizar ações efetivas e contribuir para o avanço e o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou Romeu Zema.
Presidente do Cosud, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também ressaltou o consórcio como um dos principais do país, com representatividade e capacidade de fazer a diferença.
“Quem planeja, tem futuro. E, quem não planeja, tem destino. Nós, do Cosud, resolvemos ter futuro. Desde a criação do consórcio com o governador Romeu Zema, estabelecemos um planejamento dos estados do Sul e Sudeste, e desde 2019, estamos conseguindo fazer isso”, enfatizou.
O anfitrião do encontro, Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, reforçou as boas-vindas e o convite para que novos avanços sejam concretizados.
“Que a gente possa discutir assuntos e temas pelos quais todos nós lutamos todo santo dia”, pontuou.
Novo formato
Ao contrário das edições anteriores, desta vez serão divididas para governadores sete Câmaras Temáticas, que englobam temas estratégicos como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação, Governo e Desenvolvimento Humano.
O propósito segue firme: reforçar o compromisso de cooperação entre os sete estados participantes.
Programação
Nesta sexta-feira (22/11), segundo dia do Cosud, o governador Romeu Zema participará de uma reunião com os governadores e, ainda, de um encontro para tratar das Câmaras Temáticas.
No sábado (23/11), encerramento da 12ª edição, será apresentada a carta dos governadores com novas ideias e objetivos do consórcio.
Cosud
Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados do Sul e Sudeste, além de impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.
Com mais de 114 milhões de habitantes, esses estados respondem – juntos – por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).