Os acontecimentos políticos e econômicos no País colocaram os noticiários na frente do entretenimento no interesse dos telespectadores
São Paulo – Desde julho de 2016 (mês que marcou a estreia da divulgação de análises de dados de audiência pela GfK para o público em geral) até agora, o gênero de maior alcance entre os telespectadores brasileiros foi o “Jornalismo”. Diante dos diversos acontecimentos políticos e econômicos no País, além da cobertura de grandes eventos esportivos como as Olímpiadas e Paralímpiadas, os noticiários foram os que mais atraíram a atenção do público dos canais de TV aberta e fechada das 15 regiões metropolitanas pesquisadas.
Na média nacional, os gêneros “Novela” e “Filme” ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Porém, houve algumas diferenças regionais, como no Sul, onde o gênero “Filme” ultrapassa os gêneros “Jornalismo” e “Novela”. Já no Nordeste, o gênero “Auditório” aparece em primeiro lugar entre os três de maior alcance. Vale ressaltar que todos os gêneros citados possuem alcance significativo e de patamares similares, com mais de 68 milhões indivíduos alcançados.
Na TV fechada, os gêneros com maior alcance foram “Filme”, “Série” e “Infantil”. Todos os gêneros também possuem alcances robustos com média de 37 milhões de indivíduos alcançados.
“Nossa análise do consumo de TV pelos brasileiros no segundo semestre reflete de forma muito clara os diferentes momentos e situações vivenciados no País. O momento conturbado para a política brasileira impacta diretamente no aumento do consumo de informação. O comportamento do consumidor de TV também muda diante de situações factuais como férias, dias com muita chuva, falta de recursos para entretenimento fora de casa etc.”, avalia Flavio Ferrari, diretor-geral de Mediação de Audiência da GfK no Brasil.
O mês de julho, por exemplo, que também é marcado pelas férias escolares na maior parte do País, registrou maior afinidade das crianças com o gênero “Infantil”, tanto na TV aberta como na fechada. No mesmo período, para os adolescentes de 12 a 17 anos, a afinidade foi maior com o gênero “Desenho Adulto”.
Fatos marcantes do ano no gênero “Jornalismo”, em alcance (métrica que diz respeito ao número total de indivíduos que assistiram a determinado conteúdo durante pelo menos 1 minuto. O alcance total já exclui a sobreposição de indivíduos):
ESPORTE
Abertura Olimpíadas (5/8): 28,2 milhões de indivíduos
Abertura Paralimpíadas (7/9): 23,4 milhões de indivíduos
Estreia do Tite na Seleção (1º/9): 21,6 milhões de indivíduos
POLÍTICA
Cobertura Impeachment (31/8): 35,1 milhões de indivíduos
Pronunciamento posse Presidente Michel Temer (31/8): 18 milhões de indivíduos
Discurso Dilma Rousseff durante processo de Impeachment (29/8): 7,2 milhões de indivíduos
Debates prefeitura de SP (Agosto e Setembro): 3,5 milhões de indivíduos
Cobertura Eleições EUA (8/11): 1,3 milhão de indivíduos
Pronunciamento Sergio Moro TV Senado (1º/12): 667 mil indivíduos
Ranking de alcance dos gêneros por região
15 regiões metropolitanas consolidadas:
1º Jornalismo 2º Novela 3º Filme
Nordeste
1º Jornalismo 2º Novela 3º Auditório
Sudeste e Centro- Oeste e Norte
1º Jornalismo 2º Novela 3º Filme
Sul
1º Filme 2º Jornalismo 3º Novela
Fonte: GfK; Evogenius Reporting; 01/07/2016-19/12/2016; Ponderação Individual ; Realtime; Reporting; (15 RMs);Universo Total Dom (70.284);
Sobre a GFK
A GfK é uma fonte confiável de informações relevantes sobre os mercados e consumidores, permitindo que seus clientes tomem decisões mais inteligentes. Mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado combinam a paixão pelo que fazem com vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais essenciais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e ciências de dados, a GfK transforma o bigdata em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem a sua vantagem competitiva e enriqueçam as experiências e escolhas dos consumidores.
Para mais informações, acesse www.gfk.com/br ou siga a GfK no Twitter: https://twitter.com/GfK_Brasil