A escassez de mão de obra em TI é uma preocupação no mercado brasileiro, e estima-se que o déficit nesta oferta deve chegar a 70% até 2026, de acordo com estudo da Brascom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Para facilitar que jovens em vulnerabilidade social conquistem oportunidades neste mercado promissor, o Instituto Algar promove a turma de formação em TI do programa Talentos de Futuro. A iniciativa contribui com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais e técnicas com foco em tecnologias e os interessados podem se inscrever até o dia 28/07 pelo site talentosdefuturo.com.
As vagas para a turma são limitadas e destinadas a jovens entre 18 e 24 anos de todo o país. As atividades são gratuitas, totalmente online e acontecerão entre os meses de agosto e dezembro. Os selecionados, além de participarem da formação, receberão uma bolsa de estudos de R$400,00 mensais durante o período das atividades e terão todo o acompanhamento de tutores especializados.
Na formação em TI do Talentos de Futuro, aspectos introdutórios ao mundo da tecnologia são aliados com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais. Os temas trabalhados são:
- Habilidades comportamentais: ética, atitude, trabalho em equipe, comunicação, inovação e negociação;
- Habilidades técnicas: introdução à lógica da programação com JavaScript; criação de páginas e sites com HTML; conhecimentos sobre sistema operacional, experiência com JavaScript e GIT e atividades com o Python 3.
- Temas transversais: autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo e gestão de tempo.
- Preparação para processos seletivos: currículo, entrevistas e LinkedIn.
Para participar da formação, além de estar na faixa etária entre 18 e 24 anos, também é necessário ter ensino médio completo ou estar cursando até o 3º período de curso superior em tecnologias, não ter um trabalho formal e ter renda per capita de até 1,5 salários.
Formação para jovens entre 15 e 17 anos
Além da turma para formação em TI, o programa Talentos de Futuro também oferece atividades para jovens entre 15 e 17 anos. Para a faixa etária, a formação também é gratuita e irá desenvolver competências comportamentais e técnicas com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho.
Para estas turmas, as atividades acontecem presencialmente em Uberlândia, cidade em que fica localizada a sede do Instituto Algar, em instituições parceiras como a faculdade Esamc e na Escola Estadual Joaquim Saraiva. Além disso, há uma turma online para jovens que não residem na cidade. Para participar, além de estar na idade indicada, também é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública, ter renda per capita de até 1,5 salários e não ter experiência de trabalho formal.
As inscrições para estas turmas também estão abertas e acontecem pelo site talentosdefuturo.com até o dia 11 de agosto. Os encontros acontecerão já a partir do mês de agosto e após a conclusão, os jovens certificados poderão ser indicados para vagas em programas de aprendizagem. Assim como a turma para a formação em TI, ao longo da formação, serão trabalhados os assuntos de competências comportamentais, temas transversais, preparação para processos seletivos, e nas competências técnicas são aplicadas atividades sobre informática básica.
Serviço
Inscrições para o programa Talentos de Futuro do Instituto Algar
Período de inscrição para turmas de TI para jovens de 18 a 24 anos: até 28 de julho
Período de inscrição para turmas de jovens de 15 a 17 anos: até 11 de agosto
Inscrições: talentosdefuturo.com