No próximo fim de semana acontece a Mostra de Cinema Livre de Uberlândia – MoLiUdi, no Parque Sabiá, no campo próximo da portaria do Mundo da Criança. Como o próprio nome diz, o evento vai promover uma maratona de filmes nos dias 24 e 25 de agosto, entre 16h e 22h, tudo de forma gratuita.
Serão dois dias promovendo acesso livre à arte, fora dos tradicionais cinemas, e proporcionando aos realizadores espaço de divulgação de suas obras. Ao todo, serão 120 minutos de tela rodando por dia, ou seja, 20 curtas-metragens sendo exibidos e os três melhores de cada dia serão premiados.
A programação conta ainda com a sessão Videoarte com a exibição de 49 filmes. Esse espaço também vai contemplar diferentes experiências da arte digital, como artes visuais, plásticas, poesia, dramaturgia, coreografia, animação, stopmotion, dentre outras.
A MoLiUdi terá ainda varal de exposição de arte, roda de debate com os realizadores, conversa com Daniel Queiroz, da Embaúba Filmes, discotecagem com Lara Pires e show de encerramento no domingo com Jack Will Trio.
“Abrimos espaço para as inscrições dos materiais artísticos e ficamos felizes com o resultado, com a adesão dos cineastas locais e da região que logo preencheram o tempo de tela. Queremos que a arte seja inclusiva e democrática para todos, tanto para quem produz quanto para quem aprecia, e a Mostra tem esse propósito, de fazer circular obras independentes e alcançar o maior número de pessoas, principalmente àquelas que nem sempre têm acesso às salas tradicionais de cinema”, disse o diretor e proponente da MoLiUdi, Lucas Cecchino.
O público vai poder viver essa experiência que mistura cinema e arte multimídia em um ambiente livre, natural, sem os muros dos convencionais cinemas do país. A proposta é ser livre mesmo, ao pé da letra, e aconchegante. Por isso, para contemplar os filmes, a proposta é que cada um leve um acessório de casa, como canga e cadeira, e assim ocupar o espaço de maneira confortável.
Além de acessível, a Mostra também é inclusiva para pessoas com deficiência. Também terá intérprete de libras, pipoca gratuita, assim como toda a programação.
MOMENTO COM DANIEL QUEIROZ
Daniel Queiroz, do Embaúba Filmes, é conhecido no mercado e está na programação do MoLiUdi. No sábado, ele promove uma roda de conversa com o intuito de ajudar os produtores independentes sobre os melhores caminhos para se percorrer na hora de distribuir os filmes, que, às vezes, ficam engavetados por falta de oportunidades ou mesmo de conhecimento de por onde começar.
A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. A empresa é dirigida por Daniel Queiroz, que vem de uma experiência prévia de mais de 10 anos como programador de cinema.
Queiroz é um dos coordenadores da Semana de Cinema, que acontece no Rio de Janeiro, e trabalhou anteriormente no Cine Humberto Mauro, no Cine 104, no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e no Festival de Brasília, dentre outros.
CRONOGRAMA DA MOSTRA
Sábado 24/08
- 16h – 22h: Varal artístico
- 16h – 18h: Sessão Videoarte
- 16h – 18h: Discotecagem (Set DJ Lara Pires)
- 18h – 21h: Sessão Ocupe a Tela
- 20h – 21h: Debate com realizadores
- 21h – 22h: Convidado especial – Daniel Queiroz, Embaúba Filmes
· 22h30 – 0h30 – sessão no Dboche Pub
Domingo 25/08
- 16h – 22h: Varal artístico
- 16h – 18h: Sessão Videoarte
- 16h – 18h: Discotecagem (Set DJ Lara Pires)
- 18h – 20h: Sessão Ocupe a Tela
- 20h – 21h: Debate com realizadores + solenidade de encerramento + entrega de troféus
- 21h – 22h: show com Jack Will Trio