Today quarta-feira, 17th dezembro 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Ferramentas certas impulsionam o crescimento das pequenas empresas

Ferramentas certas impulsionam o crescimento das pequenas empresas

Com aumento da concorrência, alternativas simples podem assegurar diferencial competitivo para pequenos negócios

O contexto econômico de 2025 revela um cenário favorável às micro e pequenas empresas, tendo em vista que o PIB cresceu 0,4% no segundo trimestre, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Paralelamente, foi registrado crescimento da abertura de novos negócios: um total de 1.815.912 no primeiro quadrimestre, segundo o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O número é 24,4% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado.

O cenário revela oportunidades e também desafios. Diante do aumento da concorrência, há a necessidade de diferenciação no mercado, seja com relação a preços ou com relação ao desempenho operacional. Nessa empreitada, uma alternativa é contar com mecanismos de gestão simples que sejam capazes de transformar vendas em lucro. 

Entre os exemplos estão a planilha de formação de preço de venda e precificação, além da seleção criteriosa dos tipos de indicadores de desempenho. Juntas, deixam de ser apenas instrumentos contábeis para se tornarem “alavancas práticas” dos negócios, capazes de melhorar margem, rotatividade de estoque e decisões de investimento.

“Antes, para se alcançar esses objetivos, as empresas dependiam de consultorias ou de sistemas complexos. Hoje, por meio de soluções simples, mas que mudam a forma como o negócio enxerga seus números, é possível que o empreendedor entenda seus custos, margens e indicadores básicos, conseguindo precificar com segurança, evitar prejuízos e planejar o crescimento de forma mais previsível”, destaca o engenheiro e sócio da Nomus, Thiago Leão. 

 

Pequenas empresas precisam sustentar o crescimento

A Pesquisa de Maturidade Digital 2024, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revela que 86% dos pequenos negócios brasileiros têm acesso à internet de alta velocidade, mas apenas 27% deles possuem sistemas de gestão integrados.

O acesso às ferramentas de gestão e precificação pode ajudar as pequenas empresas brasileiras a crescerem com clareza financeira e capacidade de decisão rápida. 

Planilha de formação de preço de venda

Definir preços adequados é fundamental para qualquer negócio, como destaca o Sebrae.

Uma planilha gratuita de formação de preço de venda leva em consideração os custos e as margens de lucro, garantindo que os produtos tenham um preço justo. Para pequenos empresários, a ferramenta pode ser a saída para conseguir competir de igual para igual sem estourar o orçamento.

Uma precificação bem feita envolve decisões estratégicas que alinham as expectativas de lucro, valor percebido pelos clientes e objetivos de longo prazo da empresa. Com isso, a forma como uma empresa define os preços dos seus produtos ou serviços impacta diretamente na sua competitividade, rentabilidade e posição no mercado.

De acordo com informações do Sebrae, há diversas estratégias de precificação utilizadas no mercado. A escolha daquela que é ideal para cada tipo de negócio varia conforme o tipo de solução oferecida, as metas de crescimento da empresa e o mercado de atuação. 

Indicadores de desempenho

Já os indicadores de desempenho são métricas usadas para medir a performance das decisões e ações que uma empresa está tomando para alcançar as metas definidas para determinados períodos. O objetivo é entender como está o desempenho de determinadas áreas, pessoas e máquinas, a fim de verificar se estão conforme os parâmetros esperados para alcançar as metas. 

Conforme descrição do Sebrae, “os indicadores de desempenho dão suporte ao processo de tomada de decisão. Por meio deles, você consegue identificar as estratégias que são eficientes e as melhores abordagens para converter suas vendas”.

Esses indicadores auxiliam na análise de resultados, na tomada de decisões, na melhoria de processos, além de auxiliarem a medir o retorno sobre o investimento (ROI). 

Entre os mais comuns estão os indicadores de produtividade, indicadores de estratégia, indicadores financeiros, indicadores de qualidade, indicadores de satisfação do cliente e de vendas e marketing. 

“A digitalização está transformando o acompanhamento de indicadores em uma prática cotidiana e não é mais um privilégio de empresas maiores. Hoje, qualquer empreendedor de empresa pequena consegue medir giro de estoque, margem, produtividade e resultados com ferramentas acessíveis e fáceis de usar. Isso tende a tornar o controle de desempenho um padrão básico de gestão, elevando a competitividade e profissionalizando o mercado como um todo”, ressalta Thiago Leão.

Tiago Silva Candido

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x