De capacetes a roupas protetoras térmicas, existem diversos equipamentos importantes que protegem os trabalhadores enquanto eles atuam na indústria

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são a linha de defesa entre os trabalhadores e o ambiente industrial. Esses itens de proteção ajudam a garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais, prevenindo acidentes e preservando a saúde.

Para isso, os profissionais usam desde luvas e capacetes até uma máscara de solda, a depender do tipo de atividade a ser realizada e do risco que ela pode apresentar para a saúde.

Devido a isso existem vários tipos de equipamentos de proteção que podem ser utilizados. Neste conteúdo, você conhecerá 7 deles e como eles ajudam a manter os profissionais seguros na indústria.

1. Capacetes

Os capacetes vão além de simples acessórios. Eles são verdadeiros escudos contra possíveis riscos no ambiente de trabalho, pois ajudam a reduzir consideravelmente os danos causados por quedas ou objetos.

No entanto, para que o capacete realmente cumpra sua função, é imprescindível que ele seja utilizado da maneira correta. Para isso, o equipamento precisa ter o tamanho certo para cada profissional e ainda precisa estar dentro dos critérios de qualidade.

2. Respiradores

Já o respirador é outro equipamento que pode ser utilizado na indústria. Eles desempenham o papel de proteger o sistema respiratório do profissional contra diversas ameaças, como poeira, fumos metálicos, gases e vírus.

O uso desse equipamento foi fundamental durante a pandemia de covid-19, em que todos tiveram que usar uma máscara ou outro tipo de equipamento que protegesse o sistema respiratório.

No entanto, é preciso saber que existem vários tipos de respiradores além das máscaras.

Para escolher o ideal, é crucial considerar as tarefas e o local de trabalho do profissional para que, assim, ele use o equipamento certo que o protege das ameaças do ambiente.

3. Roupas protetoras

Outro equipamento comum são as roupas protetoras. Elas ajudam a proteger o profissional de ambientes com temperaturas extremas ou locais em que existe o risco de cortes e acidentes.

Por exemplo, em indústrias onde é preciso trabalhar em ambientes frios, os profissionais precisam estar usando roupas térmicas que os protegem da temperatura e evitam o surgimento de doenças relacionadas ao frio.

Por isso, a escolha adequada das roupas protetoras é crucial, pois varia de acordo com a natureza específica do trabalho a ser executado.

4. Luvas

As luvas são outro equipamento muito comum de ser utilizado na indústria. Isso é comprovado ao observar a diversidade de luvas disponíveis.

Desde a proteção contra substâncias tóxicas até a prevenção contra cortes, as luvas desempenham papéis cruciais.

Por isso, assim como as roupas protetoras, o uso da luva certa vai depender do ambiente e da atividade realizada pelo profissional.

5. Óculos de segurança

Os óculos de segurança são equipamentos projetados para defender os profissionais contra a projeção de partículas físicas e químicas na direção dos olhos.

Além disso, o equipamento também tem um importante papel no momento de oferecer proteção contra gases, raios ultravioletas e infravermelhos. Em ambientes onde esses riscos existem, a utilização dos óculos de segurança torna-se fundamental.

6. Protetores de ouvido

Além dos olhos, os profissionais também precisam proteger a audição. Para isso, os protetores de ouvido são o equipamento mais utilizado.

A partir dele é possível proteger possíveis ameaças à audição quando o profissional atua em setores em que existem sons em volumes fora do normal. Isso pode acontecer com frequência em siderúrgicas ou locais com ventos e chuvas.

Assim, a adoção dos protetores de ouvido silencia o ambiente e também resguarda a saúde auditiva de curto e longo prazo.

7. Cintos de segurança

Por fim, os cintos de segurança são outro equipamento muito importante para os profissionais utilizarem. Com esse acessório, é possível prevenir quedas e oferecer uma ancoragem confiável para os trabalhadores.

 

Segundo a NR35, o uso de cintos de segurança é uma prática obrigatória para as atividades realizadas acima de 2 metros de altura, oferecendo mais segurança aos profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui