Ferramentas da área otimizam a execução de tarefas, automatizam processos e melhoram a produtividade, reduzindo custos e aumentando as vendas

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Estudos e especialistas têm apontado que apostar em marketing digital aumenta o lucro de empresas dos mais diversos setores. O desenvolvimento de novas tecnologias vem transformando a maneira como as pessoas e empresas interagem e o aumento do uso das redes sociais e da internet faz com que esse investimento seja ainda mais importante. 

Nesse sentido, estratégias e ferramentas do marketing digital, como análise competitiva, pesquisa, gestão de projetos, de canais e de produção, análise de performance e relacionamento com o cliente são utilizadas com cada vez mais frequência. Além disso, a capacidade de gerar um relatório de métricas de marketing digital é fundamental para acompanhar e aprimorar as estratégias.

Como ressaltado em artigo publicado na categoria de Empreendedorismo e Gestão do portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir dessas ações, é possível alavancar as vendas significativamente. Isso porque o marketing digital contribui para a atração de novos clientes, divulgação da marca para outras regiões e possibilita o contato com pessoas de todos os lugares, especialmente quando respaldado por um relatório de marketing digital profissional.

Impactos e oportunidades na transformação digital do marketing

De acordo com o relatório Deep Digital Journey: o impacto da transformação digital nos negócios, encomendado pela LLYC e produzido pelo ROI Marketing Institute, a rentabilidade das empresas que medem o retorno do investimento de suas campanhas e projetos de marketing e comunicação aumenta em cerca de 31%, quando comparada àquelas que não o fazem. A pesquisa mostra ainda que as companhias que dizem traçar suas metas de negócios em seus planos de marketing recebem 8,8% a mais do que as que não têm esses objetivos, em média. 

O estudo mostra, por outro lado, que a maioria das instituições não conseguem mensurar quanto o marketing digital impacta nas decisões de compra dos consumidores. Das empresas pesquisadas na América Latina, 74% ainda não usam modelos de atribuição para compreender claramente de qual maneira áreas como marketing, comunicação e relações públicas afetam seus resultados. Cerca de 12% dizem usar o retorno sobre o investimento como uma fonte de informação em seus planos de monitoramento.

Outro dado importante revelado pelo relatório é que a aposta na transformação digital melhora os resultados de negócio. Assim, por meio da coleta de dados, a rentabilidade das companhias é determinada também pela implementação de tecnologias emergentes que facilitem o entendimento sobre o que o cliente busca, o que ele fala e o que ele faz.

Segundo a pesquisa, o lucro médio das organizações que usam soluções de big data, por exemplo, para avaliar conversas nas redes sociais é aproximadamente 22% superior em comparação àquelas que não as utilizam. Essas soluções tecnológicas são essenciais para que as empresas tomem decisões baseadas em dados e informações e possam tomar medidas de melhoria. Isso porque essas estratégias ajudam a mensurar o nível de recomendação e de reputação de uma marca.

Ao mesmo tempo, o estudo também evidencia como as empresas que conseguem aplicar esse conhecimento, adotando tecnologias que possibilitam a personalização da experiência do usuário, alcançam resultados de negócios superiores. Conforme o relatório, organizações que incorporam interfaces alimentadas por inteligência artificial registram, em média, um aumento de 57,2% em sua lucratividade em comparação com aquelas que não as utilizam.

Além disso, empresas que automatizam os processos de criação de campanhas veem uma melhoria de 12,6% em sua rentabilidade, enquanto aquelas que estabelecem um funil de conversão por meio de ativos digitais atingem, em média, uma lucratividade 15,6% superior em comparação com aquelas que não o fazem.

O relatório foi realizado a partir de pesquisas com mais de 124 empresas e consumidores em onze países da Península Ibérica – com a participação de Espanha e Portugal – e América Latina, com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru e República Dominicana. A proposta foi observar as expectativas, percepções e comportamentos dos consumidores e também das companhias. 

Programas de marketing ganham destaque junto a desafios e estratégias

Nessa esteira, vale ressaltar que um estudo realizado pela Leap KMPG mostrou que 60,5% das empresas consideram que o principal desafio do marketing digital neste ano é gerar leads qualificados. Em seguida, aparece a geração de tráfego orgânico, com 46,6%.

A pesquisa evidencia que o Google segue como o canal mais usado estrategicamente, com 53,4%. O YouTube também ganha destaque, já que 45,6% das empresas dizem que devem aumentar a presença no canal em 2023. Quando o assunto é liderança de investimento, marketing de conteúdo, SEO e mídia paga são os destaques, com 53,4%, 51,9% e 49,1% respectivamente. 

De acordo com especialistas, o sucesso no ambiente digital exige uma estratégia de marketing clara, que inclua objetivos definidos e um profundo entendimento do negócio, abrangendo seus pontos fortes e fracos, bem como o conhecimento do público-alvo. Uma última dica que os especialistas deixam é a alternativa de comprar seguidores, que tem sido uma tendência forte de estratégia de mercado.

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