Iniciativa faz parte das ações do Grupo Comunique-se durante o “Setembro Amarelo” deste ano
Desde setembro 2015, o Brasil se tornou palco para ações e discussões que visem a prevenção ao suicídio. Trabalhos que ganharam tom de campanha anual, por meio do chamado “Setembro Amarelo”. Ano após ano, a questão tem conquistado espaço. O tema, por exemplo, conta aproximadamente 3,7 milhões de resultados indexados pelo Google.
Mas não é somente na mídia online que o assunto tem conquistado espaço. Corporações têm pensado em estratégias e ações para ajudar no que diz respeito à prevenção ao suicídio e em favor da saúde mental das pessoas. Neste ano, uma das empresas que aderiram à campanha do “Setembro Amarelo” foi o Grupo Comunique-se — que para fazer jus ao próprio nome investiu em trabalho vinculado à comunicação.
E a comunicação idealizada pela direção e pelo departamento de gente & gestão do Grupo Comunique-se foi pensada para aproximar ainda mais os colaboradores uns dos outros. Isso porque, em meio ao “Setembro Amarelo” de 2021, a empresa tem promovido a ação batizada de “Recados do Bem”. E por ela, mensagens positivas e motivacionais têm sido disseminadas entre as equipes.
“É uma verdadeira corrente para nos ajudarmos internamente. Vamos nos apoiar e auxiliar o colega que às vezes precisa de uma palavra de conforto”, informa o time de gente & gestão do Grupo Comunique-se, indicando que, por vezes, problemas como o suícidio são resolvidos com o simples fato de a pessoa perceber que pode contar com apoio externo. “Enalteça seu companheirismo e faça essa pessoa lembrar que ela não está sozinha”, orienta a equipe.
Doces mensagens
Além da parte intitulada “Recados do Bem”, em que os colaboradores escrevem suas próprias mensagens e direcionam aos colegas por meio de canal virtual, o Grupo Comunique-se levou a ação de prevenção ao suicídio para o escritório físico. Assim, quem comparece à sede da empresa em São Paulo pode protagonizar uma “doce” interação ao lado de outro profissional.
Trata-se da presença de uma cesta de bombons no escritório localizado no bairro paulistano de Pinheiros. Cada bombom conta com uma mensagem especial que, para ser divulgada, basta ser retirada por um colaborador, que entrega o doce e o bilhete a um colega, que é impactado com a mensagem em questão — voltada em prol da vida e do bem-estar.
Para a sócia-diretora do Comunique-se, Rose Silva, a ação de “Recados do Bem” e as mensagens acompanhadas de bombom demonstram, na prática, preocupação da empresa com o que há de mais importante: as pessoas que nela atuam. “É mais uma forma de demonstrarmos que os nossos colaboradores não estão sozinhos. Podem, inclusive, contar um com os outros; enquanto que todos eles podem e devem contar com o Comunique-se”, diz Rose.
Grupo Comunique-se
Com 20 anos de história, o Grupo Comunique-se vai além das ações voltadas ao “Setembro Amarelo”. Atualmente, a empresa posiciona-se como media tech e é responsável pelas marcas 360 (comunicação corporativa e marketing digital), Influency.me (marketing de influência), SuaTV (sinalização digital e TV corporativa) e DINO (agência de notícias corporativas). Além disso, mantém no ar o Portal Comunique-se e organiza os prêmios Comunique-se (jornalismo) e Influency.me (influência digital).