
Emissoras Católicas de TV exibem Documentário sobre o 1º sacerdote negro do Brasi
Documentário produzido pela Rede Século 21 será exibido no mês de setembro nas emissoras de TV Católicas do Brasil
Negro, filho de escrava, pobre em um Brasil do século XIX em que as posses e a cor da pele ditavam o destino das pessoas. Esse é Francisco de Paula Victor, conhecido hoje como Padre Victor.
O caminho até o sacerdócio foi longo, com obstáculos e preconceitos típicos de uma sociedade escravocrata. Victor precisou da ajuda de pessoas boas que passaram pela sua vida, a começar pela madrinha, dona Marianna, passando por membros da Igreja e – claro – a vontade de Deus.
Produzido pela equipe de jornalismo da Rede Século 21, o documentário irá revelar a vida de Pe. Victor; como ele chegou ao título de beato; o local de seu nascimento, em Campanha (MG); contar como o bispo local permitiu que ele entrasse para o seminário; e muitas outras passagens marcantes para Victor. A equipe de reportagem passou por Mariana (MG), onde Victor se ordenou sacerdote e encerrou a viagem em Três Pontas (MG), cidade onde ele exerceu seu ministério e fez história.
Padre Victor foi o primeiro sacerdote negro do Brasil. Viveu na pele o preconceito, a discriminação e repulsa da sociedade aristocrata na época.
O documentário será exibido no mês de setembro nas emissoras de TV Católicas do Brasil.
Na Rede Século 21, a exibição do documentário será nos dias 23 de setembro (às 12h30 e às 19h) e dia 24 de setembro (às 21h30).
Celebração
Dia 23 de setembro, a Diocese de Campanha (MG), celebra a festa do Beato Francisco de Paula Victor.
No sul de Minas é conhecido como “Santo Padre Victor”. A cerimônia de beatificação aconteceu no dia 14 de novembro de 2015, na igreja Nossa Senhora da Ajuda.
Anualmente, a festa do beato reúne milhares de pessoas em Três Pontas. Este ano, as celebrações começaram em 14 de setembro, com a novena, e terminam no dia 23 de setembro com missas durante todo o dia. As informações completas estão no site www.padrevictor.com.br.