Doutora Suelen Moraes fala sobre doenças que podem ocorrer por falta de higiene bucal e como evitá-las
2 mins read

Doutora Suelen Moraes fala sobre doenças que podem ocorrer por falta de higiene bucal e como evitá-las

A higiene bucal é fundamental para nossa saúde como um todo. A higiene bucal feita adequadamente, e estando em dia pode evitar diversos problemas, tais como a gengivite, cárie e tártaro, até doenças mais severas como endocardite bacteriana ou problemas no sistema digestivo. Além disso, essa prática nos possibilita ter uma aparência melhor e saudável e permite também um processo digestivo adequado, uma vez que os dentes iniciam a digestão mecânica.

“A falta de higiene bucal não é especificamente deixar de escovas os dentes. Mas a higiene bucal envolve o hábito de escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua e bochechas. Além disso sempre digo que para manter uma saúde bucal satisfatória, é necessário escovar os dentes 3 vezes ao dia seguido do uso de fio dental,” finaliza a Dra. Suelen de Moares.

A saúde bucal deve ser cuidada desde a maternidade até a terceira idade. Os papais e mamães devem acompanhar a saúde bucal dos seus pequenos de perto, para evitar problemas futuros, como por exemplo a perda de elementos dentários e possível dores, podendo assim manter a qualidade de vida.

“Fazer a escovação correta é um ato muito importante quando falamos de saúde bucal; sendo assim existem várias técnicas de escovação”. A Dra. Suellen Moares prossegue dizendo: “Eu indico posicionar a escova em um ângulo de 45 graus no sentido horizontal fazendo movimentos de escovação que devem ser curtos e vibratórios, como um “vai e vem” sem força excessiva, mantendo os movimentos por cerca de dez segundos em cada região alcançada pela escova, obtendo assim, uma escovação realizada com sucesso”.

O enxaguante bucal, é essa substância conhecida por proporcionar um bom hálito e frescor. Porém poucas pessoas sabem que o enxaguante bucal, é para complementar a escovação, assim como o fio dental; e mais do que isso, em alguns casos ele auxilia em tratamentos que são de acordo com a necessidade de cada paciente, sendo assim recomenda-se que os enxaguantes sejam prescritos de acordo com a condição individual de cada usuário.

É de extrema importância realizar uma consulta preventiva semestralmente com um cirurgião dentista de confiança.

Quer saber mais sobre a Doutora Suelen Moraes?

Siga no Instagram @dra_suelen

Deixe uma resposta