Por meio do programa Buriti, serão beneficiadas oito propriedades rurais parceiras localizadas nas microbacias do Bom Jardim, Uberabinha e Rio Araguari
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do programa Buriti, iniciou, nesta quarta-feira (15), o plantio de 12 mil mudas nativas em oito propriedades rurais parceiras. A primeira etapa do trabalho consistiu no preparo das áreas, situadas nas microbacias do Bom Jardim, Uberabinha e Rio Araguari, para receber as espécies nativas do cerrado.
O objetivo do plantio é recuperar as nascentes e garantir segurança hídrica, assegurando água de qualidade para o abastecimento de Uberlândia e para as atividades rurais. Segundo o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, a ação desempenha um papel importante na recuperação de nascentes e no benefício ao ecossistema local.
“Desde 2008, o programa Buriti atua com o objetivo de recuperar áreas das microbacias que atravessam a nossa cidade, contribuindo para a preservação ambiental e para o clima da região, por meio do plantio de espécies nativas do cerrado que também produzem frutos”, destacou.
Desde 2017, o Dmae já plantou mais de 570 mil mudas nativas, preservando 7,6 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e cercando 702 mil metros lineares de áreas protegidas. Para se cadastrar e usufruir dos benefícios da iniciativa, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (34) 3233-2564.