default

 

Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta terça-feira (16), na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), nos bairros Tibery e Martins, em Uberlândia. A operação ‘Trama Fluida’, investiga possíveis fraudes em processos de licitação por meio de favorecimentos de agentes públicos a empresas privadas que prestam serviços para a autarquia da Prefeitura.

Além da sede do Dmae, na avenida Rondon Pacheco, no bairro Tibery, o Gaeco esteve também no escritórioda empresa Estrutura Serviços e Engenharia, também no bairro Tibery. O outro endereço alvo da operação fica no bairro Martins e na cidade Catalão (GO).

Entre os crimes investigados estão associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. Sessenta agentes de segurança foram mobilizados para a realização desta operação, incluindo promotores, policiais e delegado.

Em resposta a ação, a autarquia da Prefeitura de Uberlândia emitiu a seguinte nota:

“O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) esclarece que conta com Comissão de Governança, Comissão de Ética, Estrutura de Auditoria interna própria, submetido à auditoria da Controladoria-Geral do Município, e também à Comissão de Ética Pública Municipal. O Dmae, então, conta com toda a estrutura de prevenção, apuração e combate à corrupção.

A operação deflagrada pelo Ministério Público foi motivada pelo Processo Administrativo aberto pela própria autarquia no ano de 2022. O processo, cuja sentença foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 20 de dezembro de 2022, apurou irregularidades nos pagamentos realizados à empresa licitada que prestava serviços de mão de obra. A decisão administrativa determinou uma apuração do contrato para se realizar cortes financeiros devidos e preservar o erário público. Todo o processo também foi remetido à promotoria pertinente à época para devidas apurações criminais.

Em função da operação, o Dmae já iniciou procedimentos para iniciar novas investigações internas”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui