Oferecendo praticidade e funcionalidade, o armário cápsula é alternativa para simplificar ainda mais a vida do homem moderno
A moda é cada vez mais um assunto recorrente na vida de muitos homens. O termo “moda masculina” teve nos últimos meses um crescimento significativo nas pesquisas do Google, chegando a ter 18 mil buscas apenas no mês de julho. O público masculino passou a consumir mais assuntos relacionados à moda e também a buscar novas formas de encarar o tema no dia a dia.
Uma das maneiras que visam facilitar essa relação é o armário cápsula, uma alternativa que propõe uma visão de praticidade com as roupas. O objetivo principal é que o armário se adeque às necessidades de cada um e que seja composto por peças que combinem entre si, facilitando a composição de looks no dia a dia.
Armário cápsula x armário normal
Com uma quantidade menor de peças, o armário cápsula é uma alternativa que visa simplificar as escolhas, através de propostas versáteis e fáceis. Muitas vezes um armário normal é composto por uma grande quantidade de peças, o que pode dificultar no momento de escolher o look.
Se uma pessoa usa apenas 20% das roupas que tem, significa que 80% do armário pode ser reduzido. De maneira geral a ideia é que se aproveite o máximo todas as peças dispostas.
Além disso, essa alternativa promove o consumo consciente. A ideia é que em vez de comprar itens que talvez não sejam usados com frequência, apenas por estarem na promoção, o homem possa optar por peças de qualidade que façam mais sentido para o dia a dia.
Muitos homens buscam praticidade na hora de se vestir. Ter um armário robusto com diversas opções e peças que talvez tenham sido compradas e nunca usadas, não facilita essa tarefa. O armário cápsula pode acabar se tornando um aliado, uma vez que sua proposta é deixar o armário mais simples e funcional.
Foco na praticidade
Com foco na praticidade, muitas marcas no mercado da moda têm apostado em opções que se encaixam na ideia da nova alternativa de armário. A Oficina Reserva, por exemplo, marca que utiliza a tecnologia para reinventar as roupas básicas da moda masculina, lançou uma coleção intitulada de “Essenciais” que traz 12 peças chave para qualquer armário masculino.
A ideia da coleção é que, com essas 12 peças, o homem possa obter cerca de 1.200 combinações diferentes com as calças, blusas, bermudas, camisetas, suéteres e camisas. Todos os itens da linha “Essenciais” são sem estampas ou marca aparente e em tons básicos que favorecem a manutenção do armário cápsula.
Como montar um armário cápsula masculino
Por se tratar de uma alternativa que visa praticidade e versatilidade, os itens do armário cápsula precisam combinar entre si e ainda com o estilo de vida. As peças que compõem esse armário são as usadas no dia a dia, ou seja, as roupas para trabalhar, sair e socializar. Itens para prática de esportes, pijamas e underwear não são contabilizados em um armário cápsula.
De modo geral, pode-se apostar em peças curingas que se adequem a diferentes ocasiões. Uma camiseta básica, por exemplo, combina em diversos ambientes e com diferentes propostas de roupa.
Em relação a quantidade de peças, é importante ressaltar que isso depende do estilo de vida de cada um. Além das roupas curingas, algumas dicas podem auxiliar a montar um armário cápsula masculino.
Escolha peças de acordo com a rotina
Para simplificar a forma de se vestir e aderir ao armário cápsula, a primeira questão a ser analisada é a rotina. As roupas e calçados vão variar de acordo com o dia a dia. Uma calça jeans moletom, por exemplo, é uma peça básica e universal, fácil de se adequar a momentos diversos.
Um homem que trabalha no ramo executivo provavelmente terá mais camisas sociais, calças e blazers em seu armário. Da mesma que talvez um publicitário, que trabalha em um ambiente mais informal, terá mais opções de calças jeans, camisas e regatas.
Fique atento ao clima
Bem como a rotina de um homem que deseja montar um armário cápsula, as questões climáticas também importam. Se o local onde mora tem elevadas temperaturas em boa parte do ano, as peças com tecidos leves devem ser incluídas no planejamento.
Já para quem mora em um local com alta frequência de baixas temperaturas, é importante prever calças, casacos e suéters, por exemplo.
Consumo consciente
Uma das vantagens dessa alternativa é que, por se tratar de um armário simplificado, é mais fácil identificar as peças que faltam no dia a dia. Mas vale ter em mente a ideia de consumo consciente e comprar apenas o que de fato será útil para a rotina.
A praticidade é um dos pontos altos de um armário cápsula, por esse motivo, antes de comprar uma nova peça de roupa analise se ela será versátil e principalmente se terá funcionalidade.
Defina peças de acordo com seu estilo
Para que o armário cápsula seja eficiente, é importante alinhar as peças de roupa com o estilo pessoal. Além de buscar itens que combinem com o estilo de vida e o clima, as roupas precisam ter a ver com o gosto. Dessa forma, além de praticidade e funcionalidade, vestir as roupas será algo confortável.